Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Apicultores de todo o país fazem Fórum em Castelo Branco

- 08/03/2018 - 9:00

O Fórum Nacional de Apicultura e a Feira Nacional do Mel vão realizar-se em Castelo Branco. O anúncio foi feito esta semana pela federação representativa do setor.

Partilhar:

Castelo Branco vai acolher este ano o maior evento nacional dedicado ao setor apícola. A realização do 19ª edição do Fórum Nacional de Apicultura e da 17ª Feira Nacional do Mel foram confirmadas esta semana ao Reconquista pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal.

O evento decorrerá entre 16 e 18 de novembro e pretende abordar diferentes temas como "o impacto que as alterações climáticas têm na apicultura portuguesa, a problemática dos incêndios florestais e o seu impacto na flora apícola autóctone, ou a importância da apicultura familiar na economia regional".

Já na Feira Nacional do Mel pretende-se dar destaque aos "produtos de qualidade, destacando-se a presença das nove Denominações de Origem Protegida de Mel Nacional e o mel de modo de produção biológico".

Com a realização deste certame, Castelo Branco pretende reforçar a sua posição no setor apícola, onde têm sido feitos grandes investimentos como são exemplo a construção da Central Meleira (tendo sido instalada tecnologia de ponta, quer para a extração e engarrafamento, quer para o reaproveitamento e purificação da cera de abelha) ou o Centro Nacional de Produção de Abelhas Rainhas.

Luís Correia, presidente da Câmara, recorda que "Castelo Branco tem-se afirmado no setor apícola. A produção de mel na nossa central meleira tem aumentado ao longo dos anos, tem havido mais apicultores a utilizarem essa estrutura e, no fundo, tem havido um ecossistema muito favorável. Este tem sido um trabalho feito com o incentivo da autarquia, mas com o envolvimento de outras instituições, como a Meltagus (Associação dos Apicultores do Parque Natural do Tejo Internacional), o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o CATAA - Centro de Apoio Tecnológico ao Agro Alimentar".

Toda esta dinâmica e o envolvimento dos vários atores traz, no entender de Luís Correia, "frutos e este encontro nacional vem-nos reforçar e constitui um reconhecimento daquilo que é feito em Castelo Branco".

O autarca albicastrense adianta que para além do investimento que tem vindo a "ser feito na melaria, o que permite uma melhor e maior utilização, neste momento vamos avançar para a área do design e da embalagem. O trabalho que temos feito é de consistência e de consolidação daquela infraestrutura, e agora vamos avançar para outro tipo de apoio que queremos disponibilizar".

Luís Correia recorda ainda o papel do CATAA, "onde é desenvolvido um trabalho importante ao nível das análises".

De referir que o Fórum e a Feira são organizados pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, em parceria com a Meltagus, Câmara de Castelo Branco, Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade, Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar e Instituto Politécnico de Castelo Branco.

COMENTÁRIOS