Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Associativismo: Animais de Ninguém busca apoios para a causa

José Júlio Cruz - 21/03/2024 - 10:12

Gala solidária que ocorrerá no próximo dia 28 de março no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco.

Partilhar:

Foto cedida pela associação

A Associação Animais de Ninguém vai levar a cabo uma gala solidária que ocorrerá no próximo dia 28 de março no Cine Teatro Avenida, em Castelo Branco. De acordo com o que as suas dirigentes revelaram ao Reconquista esta semana, a iniciativa tem como objetivo a “angariação de fundos para procedermos à satisfação dos nossos compromissos”.

Esta associação albicastrense é recente. Nasceu oficialmente em 14 de junho de 2022, “embora os membros fundadores há muito se dedicassem à causa animal”, como frisam Cláudia Fradinho (presidente da Direção) e Maria Amaro (presidente do Conselho Fiscal). Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos e que tem como objetivo “cuidar de animais de rua, contribuindo para o controlo da população felina através da castração e esterilização, para além de prestar cuidados adequados evitando a disseminação de doenças contagiosas entre os grupos de animais, contribuindo dessa forma para melhorar o ambiente e a saúde pública”.

Tem ainda como objetivo, de acordo com o que foi revelado ao Reconquista, “diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias, bem como a sensibilização da comunidade para a referida problemática”.

A história da Animais de Ninguém é por isso “feita a partir das histórias dos animais que com ela se cruzam, dos cuidados que lhes prestam e das famílias que os acolhem temporariamente ou definitivamente, fazendo destas famílias pessoas mais felizes por terem como membro integrante da mesma um patudinho”.

Aos animais de rua, como acrescentam as mesmas responsáveis, “proporcionamos alimentação, cuidados médicos, muita dedicação e sobretudo amor”. “Aos que resgatamos e ficam connosco, enquanto esperam por uma família, damos tudo o que precisam: alimentação, casinha, cuidados médicos e muito, muito mimo”, acrescentam.

Quotidianamente e na medida das possibilidades são efetuadas recolhas de doações alimentares e não alimentares que possibilitam proporcionar esse bem-estar aos animais.

Apesar de ainda jovem, esta associação garante que já “resgatou da rua dezenas de animais, tendo provido à sua mais elementar subsistência – alimento e cuidados veterinários”. Do mesmo modo, diz ter levado a cabo “várias feiras de adoção, quase todas no Forum de Castelo Branco, as quais tiveram um imenso sucesso, pois conseguimos famílias definitivas para inúmeros gatinhos, quase todos resgatados de situações de grande perigo, nomeadamente encontrados dentro de sacos nos caixotes do lixo”.

“Porque não dispomos de quaisquer fontes de rendimentos, vivemos essencialmente da generosidade da comunidade”, reconhecem, explicando que “ao nível de recolha de alimentos temos contado essencialmente com as campanhas levadas a cabo junto das grandes superfícies da cidade e ao nível veterinário a clínica para onde levamos todos os animais que disso necessitam, confia que mais cedo ou mais tarde conseguiremos pagar”.

É por todas estas razões que decidiram levar a cabo uma gala solidária de dia 28 no Cine Teatro Avenida de Castelo Branco. “Apesar da nossa premente e permanente necessidade de fundos, decidimos partilhar uma parte com uma família que sofreu grande infortúnio no verão passado, com o acidente do seu filho Arthur na piscina-praia da nossa cidade”, adiantam as mesmas responsáveis. “Porque a Associação Animais de Ninguém é solidária com todos os que necessitam, contamos com a comunidade nesta, que é uma responsabilidade de todos, por uma sociedade mais consciente”, concluem.

 

COMENTÁRIOS

JMarques
Mês passado
Apesar de tudo o que atormenta o mundo, ainda há pessoas com bom coração.