Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Autarquia contratualiza 296 mil euros para IPSS

João Carrega - 04/08/2022 - 14:30

Câmara de Castelo Branco assinou contratos de apoio com 14 instituições particulares de solidariedade social.

Partilhar:

O Município de Castelo Branco assinou, no passado dia 29 de julho, no salão nobre dos Paços do Concelho, protocolos de apoio com 14 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que desenvolvem a sua atividade no concelho. No total, e como referiu o presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, serão disponibilizados 296 mil 750 euros.

“É um valor significativo, que reconhecemos que não chega para tudo”, disse o autarca, prometendo “falar com os dirigentes das associações”, lembrando que “um território é mais coeso, integrador e solidário se tiver instituições fortes e responsáveis”.

Leopoldo Rodrigues elogiou o trabalho desenvolvido pelas IPSS. “Seja nos bébes, crianças ou nos idosos, há sempre a preocupação daqueles que utilizam estas instituições, para que esteja garantido o seu bem estar. Nos lares e centros de dia há trabalho que se faz todos os dias do ano. E isso exige muito trabalho e disponibilidade. Gostaríamos de apoiar com mais valor, mas os recursos são limitados”, disse.

O presidente da Câmara lembrou ainda o investimento que a autarquia está a realizar na ação social, como o apoio de 150 euros/mês por criança para pagamento de creches (são beneficiárias as famílias que não estão abrangidas pela isenção). “Esta é uma forma de ajudar as famílias. Estivemos a trabalhar no regulamento e o reembolso será feito tal como acontece com a comparticipação dos medicamentos. A IPSS passará o recibo à família e depois será com esse recibo, junto da autarquia que será pago esse apoio”, explica.

O autarca acrescenta ainda o pagamento das refeições a todos os alunos do pré-escolar e dos 1º e 2º anos do 1º ciclo. “Uma aposta que será feita quer para as crianças que estão no ensino público, como para as que estão no setor privado. Queremos iniciar este apoio já em setembro. Se não for possível, em outubro será de certeza”, sublinha o presidente. Nesta matéria, Leopoldo Rodrigues recorda que algumas juntas de Freguesia já assumiam os custos das refeições, o que agora passará a ser pago pela Câmara.

A sustentabilidade das instituições foi outro dos temas abordados por Leopoldo Rodrigues, dando como exemplo o elevado custo de energia a que estão sujeitas e a necessidade de se apostar, por exemplo em painéis

Assinaram os acordos as seguintes IPSS: ADN – Estrela; Associação de Apoio à Criança, APPACDM, Associação Tinalhense de Apoio Social, Centro Social do Salgueiro do Campo, Centro Social de Santo André, Centro Social Beneméritos da Póvoa de Rio de Moinhos, Obra de Santa Zita, Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, Lar Major Rato, Santa Casa da Misericórdia de São Vicente da Beira, Irmandade de Santa Casa de Sarzedas, Centro de Dia S. Silvestre – Escalos de Baixo e Centro Social Amigos da Lardosa.

COMENTÁRIOS

António Serra
à muito tempo atrás
Por desconhecimento pergunto? Porque razão a Associação de Apoio Social de Freixial do Campo não foi contemplada nestes acordos ,uma vez que tem Centro de Dia e Lar .