Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Alegro lança "Hora Silenciosa" esta terça-feira

Reconquista - 01/04/2024 - 17:21

O Alegro, em Castelo Branco, vai lançar esta terça-feira, dia 2 de abril, a “Hora Silenciosa”, como forma de reduzir alguns dos estímulos sensoriais presentes.

Partilhar:

Alegro ajuda pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo

O centro comercial Alegro, em Castelo Branco, vai lançar esta terça-feira, dia 2 de abril, a “Hora Silenciosa”, como forma de reduzir alguns dos estímulos sensoriais presentes. O lançamento desta iniciativa na região acontece no Dia Mundial da Consciencialização do Autismo e irá ocorrer todos os domingos das 10H00 às 11H00, permitindo um planeamento e acesso mais tranquilo a todas as pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e as suas famílias.

Esta iniciativa teve origem no Alegro de Setúbal e agora foi expandida para os centros comerciais de Alfragide, Castelo Branco, Montijo e Sintra, de modo a proporcionar um acolhimento mais inclusivo e transversal a todas as pessoas com PEA.

“A extensão desta iniciativa resulta da escuta constante que fazemos ao território no decorrer da nossa política de proximidade às comunidades onde os nossos ativos se inserem. Acreditamos que ao eliminar barreiras, estamos a trabalhar conjuntamente para criar ambientes mais inclusivos e, paralelamente, com este gesto pioneiro no retalho comercial, a incentivar outras áreas da sociedade a mobilizarem-se por um futuro mais inclusivo, onde todos têm a oportunidade de participar plenamente na vida quotidiana, independentemente das suas características individuais”, refere em comunicado Margarida Madeira, diretora de pessoas e cultura da Nhood Portugal.

Para o funcionamento desta iniciativa serão adotadas medidas co-criadas em parceria com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, como a iluminação dos centros comerciais mais amena, desligar músicas e ecrãs, paragem da circulação dos carrinhos de limpeza, equipa de segurança a trabalhar com auriculares, telemóveis dos colaboradores em modo silencioso e a redução da intensidade da luz nas montras das lojas.

Para além da “Hora Silenciosa”, os centros comerciais terão disponíveis, de forma gratuita e permanente, abafadores de ruído que podem ser requisitados todos os dias nos balcões de apoio ao cliente.

COMENTÁRIOS