Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Colecionadores PEZ reencontram-se na cidade

Reconquista - 10/06/2022 - 17:00

A Casa do Arco do Bispo recebe no sábado o Portugal PEZ Gathering, o encontro de colecionadores PEZ em Portugal.

Partilhar:

Os colecionadores ou simplesmente os curiosos dos dispensadores da PEZ vão ter em Castelo Branco a oportunidade para aumentar a coleção ou conhecer mais algumas variantes de um objeto de culto. A Casa do Arco do Bispo recebe no sábado o Portugal PEZ Gathering, o encontro de colecionadores PEZ em Portugal.

Durante a manhã, entre as 10H00 e as 13H00, o espaço na praça Luís de Camões estará de portas abertas ao público em geral e as crianças podem levar para casa um dos míticos dispensadores, numa oferta limitada. Depois do almoço o encontro acontece em exclusivo para os colecionadores e muda-se para o Parque do Barrocal.

Os doces que estiveram na origem destes dispensadores nasceram na Áustria em 1927 e o seu inventor, Eduard Haas III, criou-os como alternativa ao cigarro.

O nome PEZ é uma abreviatura da palavra “menta” escrita em alemão.

As pastilhas começaram por ser vendidas em pequenas latas que cabiam no bolso, até que em 1949 é apresentado o primeiro dispensador, onde já cabiam as 12 pastilhas.

Mas seria preciso esperar até 1957 para conhecer o primeiro dispensador com uma cabeça, sendo que a estreia coube a uma bruxa. As pastilhas ganharam outros sabores e não mais pararam de surgir novos dispensadores.

Em 1991 realiza-se nos Estados Unidos o primeiro encontro de colecionadores e dois anos depois a leiloeira Christie´s organizou o primeiro leilão destes objetos. Só este ano já foram lançadas na América cerca de 30 referências, evocativas de personagens como Sonic, Mickey, Batman ou Hello Kitty. Os lançamentos acompanham as estreias de cinema ou as personagens em destaque na televisão.

Em páginas como o OLX os dispensadores são vendidos a preços que variam entre os dois e os 40 euros mas em sites internacionais como o Ebay, onde a oferta é bem maior, os preços podem atingir várias centenas ou mesmo milhares de euros, consoante a raridade dos dispensadores.

“Ainda presente na memória de diferentes gerações, visto que a marca existe há 95 anos, existem peças que pela nostalgia ou raridade, chegam a ser alvo de grande procura entre os apaixonados deste hobbie, não colocando de parte os dispensadores atuais, também eles recebidos com a mesma paixão”, diz a organização deste encontro que Castelo Branco recebe desde 2014 e que não se realiza presencialmente desde 2019. No primeiro ano da pandemia decorreu em modo de videoconferência e no ano passado foi mesmo cancelado.

COMENTÁRIOS