Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco cria Guia de apoio ao investidor

Reconquista - 11/04/2024 - 9:27

A Câmara de Castelo Branco apresentou, na passada terça-feira, na zona industrial de Castelo Branco, o Guia de Apoio ao Investidor.

Partilhar:

A Câmara de Castelo Branco apresentou, na passada terça-feira, na zona industrial de Castelo Branco, o Guia de Apoio ao Investidor. Um documento que identifica mercados, define estratégias e ações para a captação de investimento para o concelho.

O documento, que faz parte de uma estratégia mais ampla da autarquia em captar e apoiar empresas, foi apresentado pela vereadora Patrícia Coelho, e apresenta o perfil socioeconómico do concelho, as plataformas de apoios ao crescimento empresarial, o apoio prestado aos investimentos, as condições fiscais e os incentivos, a oferta educativa e o ambiente que Castelo Branco tem para oferecer.

Neste processo de captar e fixar (empresas e pessoas), o autarca albicastrense disse “contar com a experiência dos empresários. A curto prazo queremos ter pronto o regulamento de apoio ao investidor para que possamos operacionalizar com mais rapidez os apoios. Nesse sentido gostaríamos de realizar uma reunião de trabalho para que nos possam dar a vossa experiência e contributos”.

O trabalho subjacente ao guia, desenvolvido em estreita relação com uma consultora, identificou áreas estratégicas para o concelho, casos do agroalimentar, aeroespacial e frio, a que Leopoldo Rodrigues acrescentou o setor automóvel. Apresenta ainda como mercados prioritários a Alemanha, França, Brasil e China. Entre as ações previstas destacam-se a participação em eventos ou a promoção do concelho junto de consultoras especializadas em estratégias de localização, às quais as muitas empresas recorrem quando pretendem investir.

Na apresentação, a vereadora realçou o facto de Castelo Branco ser o 10.º concelho, entre os municípios da zona centro do país, na realização de negócios, e de ocupar a 13.ª posição entre os concelhos com mais PME’s Líder.

COMENTÁRIOS