Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: GNR deteta suinicultura ilegal com 400 animais

Reconquista - 19/11/2019 - 17:33

Exploração utilizava ilegalmente os medicamentos veterinários e fazia descargas de dejetos. Responsáveis podem ser penalizados até 144 mil euros.

Partilhar:

Autoridades detetaram várias irregularidades. Foto GNR

 

A GNR identificou uma suinicultura ilegal no concelho de Castelo Branco, onde se encontravam cerca de 400 porcos e que constituía um “grave perigo para a saúde pública”.

O espaço foi identificado esta segunda-feira após uma denuncia através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), informou esta terça-feira o Comando Territorial de Castelo Branco.

Os militares “fiscalizaram uma exploração com cerca de 400 suínos e detetaram diversas irregularidades, entre as quais, o uso ilícito de medicamentos veterinários, o licenciamento ilícito da atividade pecuária e a descarga ilegal de efluentes pecuários, não possuindo a adequada rastreabilidade sanitária”, escreve a GNR em comunicado.

As autoridades elaboraram três autos de contraordenação, punidos com coimas cujo valor máximo pode chegar aos 144 mil euros.

A inspeção envolveu ainda meios da Direção Geral de Alimentação e Veterinária de Castelo Branco e da delegação da Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste.

COMENTÁRIOS

José Costa
à muito tempo atrás
Como é que se pode acreditar que uma exploração com 400 animais estivesse no desconhecimento das autoridades sanitárias? Será que quando estes animais são abatidos e apresentados para inspecção sanitária das suas carnes, quem fiscaliza se não preocupa em saber a origem desses animais? Ou será que toda essa carne destes suinos e de outros que já terão sido vendidos não está a ser inspeccionada?