Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: GNR recupera bufo-real

Reconquista - 05/11/2020 - 14:30

O Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Alcains, recuperou na localidade de Mata, um bufo-real.

Partilhar:

O animal foi entregue no CERAS

O Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Alcains, recuperou na localidade de Mata, no dia 26 de outubro, um bufo-real, bubo bubo, espécie com estatuto de conservação “quase ameaçado”.

Numa ação de patrulhamento, os militares foram alertados por um popular que a ave se encontrava caída numa zona florestal. Deslocaram-se de imediato ao local e recolheram este exemplar de bufo-real, que aparentava estar debilitado e com ferimentos numa asa.

O bufo-real foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação no seu habitat natural.

O estatuto de conservação do bufo-real em Portugal é de “quase ameaçado”, dado existirem menos de mil exemplares no país, com uma população reprodutora de cerca de 500 casais. Têm como principais ameaças, a perseguição humana através do abate a tiro e da utilização de iscos envenenados, mas também a rarefação das populações de coelho-bravo e a degradação dos habitats de nidificação e de alimentação devido à construção de infraestruturas.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
A ações criminosas contrapõe-se com estas boas ações, isto sim, é defender a natureza.