Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Jovens criam campanha contra o bullying

Reconquista - 10/10/2019 - 10:36

Onze jovens oriundos da Síria, Índia, Itália e Portugal assinalaram o mês da prevenção ao bullying, com a criação de uma campanha temática.

Partilhar:

A campanha é dirigida em especial às comunidades escolares

Onze jovens oriundos da Síria, Índia, Itália e Portugal, participantes do projeto Nós com os Outros - Escolhas 7G, promovido pela Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento, assinalaram o mês da prevenção ao bullying, com a criação de uma campanha de prevenção sobre esta temática. Totalmente elaborada pelos participantes, a campanha tem como objetivo central garantir, direta ou indiretamente, apoio a outros jovens que vivenciem na pele este drama.

De caráter preventivo, pretende garantir um contributo efetivo às novas medidas inseridas no plano de ação “Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência” lançado pelo Ministério da Educação que, de entre outras medidas, prevê que os diretores comuniquem os casos de bullying que ocorram nas escolas.

Segundo a APAV, o bullying “é uma forma de violência contínua que acontece entre colegas da mesma turma, da mesma escola ou entre pessoas que tenham alguma característica em comum (como terem mais ou menos a mesma idade; estudarem no mesmo sítio)”. Trata-se de um ato intencional e sistemático que envolve várias formas de violência (física, psicológica, social e sexual) e vários agentes (vítima, agressores e espetadores), sendo que “estes comportamentos agressivos são propositados e têm o objetivo de assustar, magoar, humilhar e intimidar a vítima”.

Com o apoio da equipa do projeto, os jovens exploraram a problemática e criaram o conceito da campanha em formato vídeo. O vídeo está disponível nas redes sociais do projeto Nós com os Outros E7G e contará com o apoio dos elementos do consórcio na sua divulgação.

É obrigação de todos denunciar eventuais situações de bullying, pelo que a Amato Lusitano convida a todos a partilhar o vídeo #vamosacabarcomobullying!.

COMENTÁRIOS