Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Tramédia vira associação e renova casa

José Furtado - 26/10/2018 - 21:38

 SOM Bairro do Cansado ganha pequeno auditório com o qual o grupo quer criar o hábito de ir ao teatro.

Partilhar:

Casa da associação tem agora um auditório. Foto José Furtado/ Reconquista

O que até agora era “o” Tramédia passa a ser “a” Tramédia.

O grupo de teatro que durante anos esteve apoiado em associações da cidade de Castelo Branco é agora, também ele, uma associação.

A mudança de estatuto foi assinalada no último sábado com a realização de uma assembleia geral, a posse dos dirigentes e a inauguração de um pequeno auditório naquela que já era a casa do grupo.

A sala do antigo centro de convívio de idosos, junto à rotunda do matadouro, comporta agora um auditório com cerca de 50 lugares, um trabalho que foi feito com a prata da casa e a expensas próprias.

A melhoria do espaço cedido pela Câmara Municipal de Castelo Branco foi sempre uma ambição da agora associação, desde que a Tramédia passou a ocupar o espaço há dois anos.

“Queremos com este auditório incutir na população albicastrense o hábito de ir ao teatro e para isso têm de ter acessibilidade”, justifica o dirigente João Artur Santos.

 

A cidade tem bons auditórios mas a sua permanente ocupação era um entrave para a Tramédia, que agora quer apresentar-se regularmente ao seu público, em especial ao que mora à sua porta, no Cansado. “Tem uma vantagem de dinamizar este bairro, que é dos mais antigos da cidade mas que é dinâmico”, sublinha João Artur Santos, para quem o espaço é mais um exemplo do dinamismo que o Cansado vive, depois da requalificação das ruas e da instalação da Fábrica da Criatividade, duas obras da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O Tramédia nasceu na Associação do Bairro do Cansado, esteve agregado ao Teatro Váatão e nos últimos anos encontrou abrigo na Associação Juvenil do Bairro do Cansado.

A formação da associação “é uma independência, é o crescimento daquela criança que já tem seis anos”, diz João Artur Santos, que com este novo estatuto espera ver aberta a janela dos apoios que até agora não estavam disponíveis.

Mas para o fundador do grupo que deu origem à associação “vemos também a nível interno e externo o nome Tramédia firmado, enquanto companhia de teatro da cidade, que era uma condição que nós já precisávamos”.

A remodelação das instalações foi inaugurada pelos presidentes da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Freguesia de Castelo Branco.

O espaço recebeu ainda um arraial para celebrar o momento.

No edifício, cuja fachada ostenta agora as figuras de Vasco Santana, Beatriz Costa e Charlot, começam este mês duas formações, uma para crianças e outra para jovens e adultos.

A Tramédia prepara ainda a itinerância “e até ao final do ano estamos repletos” de pedidos.

Em 2019 esperam estrear mais uma grande produção em Castelo Branco.

COMENTÁRIOS