Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Tribunal confirma perda de mandato de Luís Correia

Lídia Barata - 19/06/2019 - 14:54

O Tribunal Administrativo e Fiscal declarou a perda de mandato de Luís Correia, mas o autarca vai recorrer para o Tribunal Central Administrativo Sul.

Partilhar:

Luís Correia respondeu por um processo relacionado com contratação de serviços. Foto arquivo Reconquista

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Castelo Branco declarou a perda de mandato do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Na sequência de uma denúncia feita pela Inspeção Geral de Finanças, o Ministério Público avançou com ação judicial de perda de mandato, cuja petição inicial entrou do TAF de Castelo Branco a 18 de setembro de 2018.

O julgamento referente e esta ação judicial decorreu a 21 de maio.

Os argumentos da defesa, não convenceram o juiz António Madureira, que deu provimento à ação, apesar da mesma não ter efeito imediato, pois ainda há a possibilidade de recurso.

A Inspeção Geral de Finanças fez uma auditoria ao município de Castelo Branco em 2014, onde detetou estas irregularidades, relacionadas com a lei das incompatibilidades de cargos públicos, em sete contratos públicos, realizados entre o município com as empresas Grincop e Strualbi.

Recorde-se que, em causa, está a celebração de três contratos públicos entre a autarquia albicastrense e a empresa Strualbi, cuja percentagem do capital é detida por familiares diretos do presidente, o que configura um crime de violação da Lei da Tutela Administrativa.

Entretanto, pelo caminho, ficaram os quatro contratos com e empresa Grincop, também ela com ligações, pelo menos em tempos, à família.

Em sessão de julgamento, que durou apenas uma manhã, o advogado de defesa, Artur Marques, foi mais longe e até afirmou que, após a autarquia ter deixado de fazer contratos com a Strualbi, a empresa apresentou os melhores resultados financeiros de sempre, ou seja, “até foi bom para a empresa, pois estes contratos traduziram-se numa vantagem de 3,8 por cento do valor global das contas em 2014, 2,6 por cento em 2015 e 5,6 por cento em 2016”, valores “residuais, quando comparados com o volume de vendas de 2017, em que deixou de ter contratos com a câmara”.

Os três contratos em causa referem-se todos à Strualbi, um de 2014, referente a uma obra na Escola Afonso de Paiva, um de 2015 referente ao reforço da segurança do antigo pavilhão Hormigo, e um de 2016 referente ao recinto da Escola Cidade de Castelo Branco.

No primeiro Luís Correia assinou e a Câmara pagou, no segundo assinou, mas a autarquia ao dar pelo lapso não pagou, e no terceiro assinou o vice presidente Arnaldo Brás e a obra foi paga.

Ficou por esclarecer qual o prejuízo da Strualbi que, no contrato de 2015 já tinha executado a obra, mas ficou sem receber.

O Ministério Público manteve o pedido de perda de mandato, enquanto a defesa considerou que não bastava a violação da lei, mas ter havido também “intenção de dolo”.

Recorde-se ainda que este processo que iniciou a 18 de setembro de 2018, entra no TAF dois meses depois da Procuradoria-Geral da República, que tutela o Ministério Público, confirmar ao Reconquista que está em investigação e em segredo de justiça um inquérito criminal, esclarecendo a Procuradoria Geral da República que são “processos diferentes, o primeiro na jurisdição administrativa, o segundo na jurisdição penal”.

Quanto ao caminho que se segue, agora que o TAF declarou a perda de mandato do presidente Luís Correia, esta decisão é passível de recurso jurisdicional para o Tribunal Central Administrativo Sul (TCA-Sul), o que a defesa do autarca vai escolher.

Perante a decisão do TCA-Sul, pode a parte vencida ainda recorrer, em sede de recurso de revista, para o Supremo Tribunal Administrativo que, numa análise preliminar, decide se a revista é ou não admitida, ou seja, se aprecia, ou não a decisão do TCA-Sul.

Os efeitos práticos só depois da decisão judicial transitada em julgado.

COMENTÁRIOS

laurinda das neves gonçalves
à muito tempo atrás
porque tive que fazer isto
João Martins Diogo
à muito tempo atrás
Força Luis. A verdade virá ao de cima, porque és uma pessoa honesta e de princípios.
Um abraço
jmarques
à muito tempo atrás
IF, MP e tribunal, não conseguiram ver a honestidade e idoneidade do Sr. Presidente, só o Sr. João Diogo.
Todos os militares com o passo trocado, só um tal filho com o passo certo.