Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Cidade e zona industrial unidas por nova via

João Carrega - 15/05/2020 - 11:30

O prolongamento da avenida do Empresário e a construção de um novo acesso à zona industrial acaba de ser autorizado pelo Governo.

Partilhar:

A nova ligação vai retirar trânsito da zona de lazer. A ligação existente (pela passagem subterrânea) ficará vedada ao trânsito.

A Câmara de Castelo Branco já tem autorização, por parte da Secretaria de Estado das Infraestruturas para avançar com a obra do prolongamento da avenida do Empresário até à Zona Industrial. 

A intervenção vai implicar a construção de uma rotunda no antigo IP2 (EN3) e constitui mais uma ligação importante entre a cidade e a área empresarial, onde trabalham vários milhares de pessoas.

Foi precisamente a construção dessa rotunda que obrigou a autarquia a solicitar a autorização à Secretaria de Estado para a sua edificação. 

O parecer positivo foi tornado público através do despacho do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Moreno Delgado, datado de 8 de abril.

Nesse documento, é salientada a necessidade de construir “uma nova rotunda de ligação à zona industrial e ao parque urbano de Castelo Branco ao km 208,850 da EN3, na zona industrial de Castelo Branco, para potenciar a função das vias a interligar, av. do Empresário e rua A da zona industrial, bem como o crescimento e desenvolvimento económico da zona industrial”.

A tutela relembra ainda que o acordo entre a Infraestruturas de Portugal, S. A. e o Município de Castelo Branco para a construção de uma nova rotunda de ligação à zona industrial e ao parque urbano de Castelo Branco.

Luís Correia, presidente da Câmara, considera que esta "é uma obra importante, que prolonga a avenida do empresário e vai retirar trânsito da zona de lazer, e será mais uma ligação entre o centro da cidade e a zona industrial. Com esta via ficaremos a ter mais uma ligação à área empresarial da cidade".

A vista aérea da área que vai ser alvo de intervenção

 

De acordo com o projeto, a avenida do Empresário vai prolongar-se pelo Campus da Talagueira e passa junto à Zona de Lazer, terá uma rotunda no antigo IP2 e terminará junto à grande rotunda do Centro Comercial Alegro.

O investimento é de cerca de 900 mil euros e com ele a autarquia pretende facilitar a entrada na Zona Industrial, afastando também o trânsito da zona de lazer, por onde já existe uma ligação à área envolvente ao Centro Comercial Alegro (a qual passará apenas a ser pedonal).

Com esta intervenção, o município pretende também preservar a própria zona de lazer, garantindo mais qualidade e segurança na sua utilização.

Recorde-se que a zona de lazer é uma área bastante utilizada para a prática do desporto, mas também para o recreio e lazer, devido aos equipamentos existentes como os campos de futebol com relva sintética, a lagoa e o seu espaço de merendas, os percursos pedonais, o skatepark, ou as piscinas.

COMENTÁRIOS