Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

CLAIM: Estendal Solidário ajuda migrantes

Reconquista - 28/03/2024 - 14:00

Mais de uma centena de cidadãos estrangeiros e requerentes de asilo, que escolheram Castelo Branco para desenvolver o seu projeto de vida, puderam escolher roupa, sapatos e outros acessórios.

Partilhar:

Todos puderam escolher as peças do estendal

Mais de uma centena de cidadãos estrangeiros e requerentes de asilo, que escolheram Castelo Branco para desenvolver o seu projeto de vida, puderam escolher roupa, sapatos e outros acessórios, dia 19 de março, no Estendal Solidário que as estagiárias de Serviço Social do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), Joana Antunes e Daniela Raposo, organizaram.

Sob orientação de Susana Bártolo e Cristina Henriques, dinamizaram esta atividade no âmbito do projeto de estágio curricular, proposto no 3º ano da Licenciatura em Serviço Social, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

A iniciativa decorreu nos jardins da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (AL-AD) e destinou-se a estes nacionais de países terceiros e requerentes de asilo que têm mais dificuldade em ter acesso a vestuário digno, em especial a população refugiada, que chega a Portugal sem muitos bens materiais. “É fulcral promover os direitos humanos das pessoas que necessitam de apoio em fases difíceis da vida”, sublinham as estagiárias. Deste modo, conseguiram apoiar esta população com doação de roupas, acessórios, sapatos, entre outros bens mais adequados para se deslocarem para o trabalho ou para a escola. Acreditam que “a atividade fez a diferença na vida destas pessoas, melhorando certamente a sua autoestima, promovendo diariamente comportamentos mais assertivos e uma melhor integração social”.

A atividade terá uma segunda edição dia 23 de abril, no mesmo local. As estagiárias destacam “o acolhimento recebido na AL-AD e em especial no CLAIM”, bem como “toda a força, motivação e transmissão de conhecimento dado pelas orientadoras e pelas técnicas Liliana Gonçalves e Alice Jorge”. Mas deixam ainda um agradecimento “à comunidade albicastrense, pela doação destes bens, que ajudaram a fazer melhor pelos que chegam e só querem paz”.

COMENTÁRIOS