Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Covid-19: Paróquias da cidade de Castelo Branco suspendem missas durante a semana

Reconquista - 15/01/2021 - 18:30

Permissão dada pelo Governo para a celebração das missas "não nos dispensa de colaborarmos, de forma ativa, no combate que esta pandemia impõe", justificam os párocos.

Partilhar:

Sé de Castelo Branco. Arquivo Reconquista

As paróquias da cidade de Castelo Branco decidiram suspender as missas com a participação dos fiéis durante os dias úteis enquanto durar o período de confinamento que entrou em vigor esta sexta-feira.

No novo confinamento anunciado pelo Governo são permitidas as cerimónias religiosas, que no primeiro recolher tinham sido suspensas por iniciativa da própria igreja católica.

Com esta decisão das paróquias, que entra em vigor na segunda-feira dia 18, haverá apenas missa aos domingos.

“Dado o peso excecional que o Domingo tem na vida dos Cristãos, continuaremos a celebrar com a presença de povo as celebrações dominicais e vespertinas, conscientes dos riscos que tentamos reduzir ao mínimo com o cumprimento escrupuloso do determinado pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), porque, como dizia Emérito, «Sem o domingo não podemos viver!»”

No caso dos funerais “as celebrações exequiais continuam a acontecer como até aqui, apenas no cemitério”.

Quem já marcou missa pode contactar as paróquias para remarcar.

O comunicado conjunto das equipas pastorais da cidade tem à cabeça uma frase em que demonstra que embora seja permitido celebrar missa não é conveniente numa altura em que há um grande número de infetados.

“Como dizia S. Paulo «Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente.» Por isso, com a dor que esta medida nos provoca e que, antecipamos, provocará ao povo de Deus que por nós é servido, e pedindo desculpa pelos incómodos e transtornos que esta medida acarrete, acreditamos estar a dar o contributo possível para que juntos, como comunidade humana, ultrapassemos as tormentas a que somos sujeitos”.

A Conferência Episcopal Portuguesa já tinha decidido, antes da entrada em vigor do confinamento, a suspensão ou adiamento das celebrações de batismos, crismas e matrimónios, face à “gravíssima situação” provocada pela pandemia.

“Estamos conscientes da gravíssima situação de pandemia que vivemos neste momento, a exigir de todos nós acrescida responsabilidade e solidariedade no seu combate, contribuindo para superar a crise com todo o empenho”, indicam os bispos católicos.

 

Leia aqui o comunicado das equipas pastorais da cidade

Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente.

Comunicado

“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no Seu coração.” 1

Depois de avaliarem a atual situação nas paróquias da cidade de Castelo Branco, as equipas pastorais que as servem decidiram suspender, pelo período que durar o confinamento, as celebrações eucarísticas com participação do Povo de Deus, de 2ª a 6ª feira, com efeito a partir de dia 18, segunda feira.

Dado o peso excecional que o Domingo tem na vida dos Cristãos, continuaremos a celebrar com a presença de povo as celebrações dominicais e vespertinas, conscientes dos riscos que tentamos reduzir ao mínimo com o cumprimento escrupuloso do determinado pela Direção Geral de Saúde (DGS) e pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), porque, como dizia Emérito 2 ,

«Sem o domingo não podemos viver!»

É verdade que o decreto do estado de emergência não impõe nenhuma restrição às celebrações religiosas, e bem, porque num estado laico não são as autoridades civis capazes de tomar decisões do foro religioso, mais isso não nos dispensa de colaborarmos, de forma ativa, no combate que esta pandemia impõe.

Como dizia S. Paulo «Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente. »3

Por isso, com a dor que esta medida nos provoca e que, antecipamos, provocará ao povo de Deus que por nós é servido, e pedindo desculpa pelos incómodos e transtornos que esta medida acarrete, acreditamos estar a dar o contributo possível para que juntos, como comunidade humana, ultrapassemos as tormentas a que somos sujeitos.

As celebrações exequiais continuam a acontecer como até aqui, apenas no Cemitério.

Aqueles que pediram e marcaram “intenções de missa” e que até já deram, por esse motivo, a esmola que entenderam dar, podem entrar em contacto connosco para remarcar para o sábado ou domingo, ou para depois deste confinamento.

Nos casos em que não nos façam saber da vossa vontade, nas missas que celebraremos privadamente, teremos presente as intenções que estiverem previstas para esses dias.

Quando for tecnicamente possível tentaremos transmitir a eucaristia pelos meios habituais.

Unidos naqu’Ele que tudo pode e invocando sobre todos a Sua Bênção, nos despedimos!

S. Miguel Arcanjo, rogai por nós!

S. José Operário, rogai por nós!

N.ª Sr.ª de Fátima, rogai por nós!

Castelo Branco, 15 de Janeiro de 2020

Pelas equipas pastorais da Cidade

 

1 GS 1

2 304 d.C., Cartago, durante as perseguições do imperador Diocleciano

3 1Cor 6, 12a

COMENTÁRIOS