Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cultura: Barata de Castilho com histórias e fantasias

José Júlio Cruz - 10/01/2018 - 14:39

A exposição de José Barata de Castilho está patente na Sala da Nora, em Castelo Branco. A abertura foi feita com a apresentação de um livro.

Partilhar:

O autor com o presidente do município

O albicastrense José Barata de Castilho, professor catedrático da Universidade de Lisboa e pintor, tem patente desde o passado dia 6 e até ao próximo dia 28, na Sala da Nora, em Castelo Branco, uma exposição de pintura intitulada "Histórias e Fantasias".

A mostra é baseada em contos que o autor ouviu, nos arredores de Castelo Branco, na sua infância, principalmente ao seu pai. "Esta é uma exposição de pintura que vai além de si mesma, que resulta de séculos de tradição oral, que reflete a matriz europeia e como esta foi expressada aos albicastrenses", como refere Rodrigo Ezequiel, autor do livro "Do Imaginário Albicastrense à Pintura - Pintura de José Barata de Castilho", que foi apresentado momentos antes da inauguração da exposição.

Luís Correia, presidente da autarquia, destacou a obra de José Barata de Castilho, elogiando a exposição e a qualidade do livro. O autarca aproveitou a ocasião para referir a aposta que o município tem vindo a fazer na área cultural.

O livro tem o apoio da Câmara de Castelo Branco e percorre também ele a exposição e o imaginário do autor, integrando uma entrevista a José Barata de Castilho. No livro são apresentados os quadros do pintor albicastrense e 17 contos que José Barata de Castilho ouviu quando era criança, provenientes de Escalos de Baixo, Benquerenças e Alcains.

Neste trabalho, o autor analisa teoricamente a pintura do ponto de vista estético e histórico apresentando pesquisa sobre a origem dos contos, em que locais existem e comparações entre versões diferentes.

José Barata de Castilho é um dos nomes referência da pintura contemporânea portuguesa. Docente de economia, catedrático na Universidade de Lisboa, foi autor dos planos dos primeiros cursos da antiga Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, hoje a Escola Superior de Gestão, localizada em Idanha-a-Nova.

Como pintor, realizou diversas exposições e recebeu diferentes prémios em Portugal e no estrangeiro, tendo sido comissário do stand de Portugal na Feira de Arte Independente de Madrid, em 2003.

Desde que se aposentou da carreira académica, em 2004, tem-se dedicado à pintura e tem o seu atelier em Castelo Branco, no Solar dos Cardosos. A apresentação do livro, que teve a chancela da RVJ Editores e a autoria/design de Rodrigo Ezequiel, e a abertura da exposição, contaram com a presença de muito público.

COMENTÁRIOS