Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Cultura Popular: Maravilhas conhecem primeiros padrinhos

- 18/07/2020 - 11:19

Finalista do distrito será conhecido em agosto e as candidaturas procuram os melhores rostos para as promover.

Partilhar:

O representante do distrito de Castelo Branco na próxima fase do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular deverá ser conhecido a 14 de agosto, dia em que o distrito recebe o programa televisivo em que serão apresentados os finalistas.

A data foi confirmada ao Reconquista pela organização da competição que também confirmou Penamacor como o local em que este programa decorrerá.

Por agora as atenções dos sete finalistas distritais viram-se para os padrinhos e madrinhas das candidaturas, que vão tentar influenciar o voto, que é feito por telefone.

No concelho de Castelo Branco foram convidados o músico Custódio Castelo para defender a viola beiroa e a bloguer albicastrense Soraia Barroca para o São João de Monforte da Beira.

Miguel Carvalhinho, um dos dinamizadores da candidatura da viola beiroa, salienta a importância deste concurso para dar ainda mais visibilidade a um instrumento que tem vindo a ser divulgado com maior intensidade nos últimos sete anos e que deu origem a uma associação, da qual faz parte.

Para o músico esta é uma oportunidade para potenciar o turismo. Custódio Castelo, que foi escolhido como padrinho, tem acompanhado este trabalho.

O São João de Monforte da Beira tem como madrinha a bloguer Soraia Barroca, confirmou a junta desta localidade.

Soraia Barroca é autora do blogue de viagens “Nunca Paras Quieta” e o seu trabalho é seguido por milhares de pessoas nas redes sociais.

Teresa Crúzio, a presidente da Junta de Freguesia de Monforte da Beira, salienta que nesta fase “é muito importante” que as pessoas votem para que o São João possa passar à final.

A promoção da festa popular e da própria freguesia, diz a autarca, “tem muito a ganhar com isso”.

No Fundão a escolha para apadrinhar a candidatura do Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância recaiu em Carlos Gil.

O estilista que abriu o seu ateliê há 22 anos no Fundão tem marcado presença nas passerelles nacionais e internacionais e foi responsável pela imagem de Maria Cavaco Silva durante os mandatos de Cavaco Silva como Presidente da República.

Em Belmonte a escolha recaiu no escritor Richard Zimler, que como autor de várias obras sobre a história dos judeus portugueses vai apadrinhar a campanha do Criptojudaísmo de Belmonte.

Falta ainda saber quem irá apadrinhar o Penamacor Vila Madeiro, o Cancioneiro Tradicional da Beira Baixa (Sertã) e a Feira de São Tiago (Covilhã).

Os números de telefone para votar podem ser consultados em https://7maravilhas.pt.

COMENTÁRIOS