Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

DECIR 2021: Exército reforça eficiência e eficácia na ação

Lídia Barata - 20/05/2021 - 8:00

As Forças Armadas apresenta no âmbito do DECIR 2021 um novo conceito de Apoio Militar à Emergência Civil.

Partilhar:

As Forças Armadas vão gerir a melhor resposta a dar a cada situação

As Forças Armadas (FA), uma das entidades que integra o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) apresenta-se neste âmbito em 2021 com um novo conceito de Apoio Militar à Emergência Civil (AMEC), que visa otimizar “a eficiência e a eficácia” da sua ação como apoiante.

O contra-almirante Nobre de Sousa, presente na apresentação do DECIR 2021, dia 13, em Proença-a-Nova, explica que este novo conceito, o AMEC vai ser operacionalizado por um plano, que integra planos subsidiários para cada uma das potenciais catástrofes, nomeadamente “um plano para combate aos incêndios, um plano para a vigilância aos incêndios, um plano para o combate a situações de cheias e terá um plano para, entre outras, situações de sismo”.

Até aqui as FA trabalhavam numa lógica de “apoiante-apoiado”, assumindo o papel de apoiante, quer da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no combate aos incêndios, quer da GNR, no Dispositivo de Vigilância e Deteção. “Até agora as FA disponibilizavam um conjunto e uma carta de meios e capacidades que as entidades apoiantes empregavam em função da necessidade”, mas, como o resultado “nem sempre foi o mais eficiente ou eficaz”, o que muda é que as entidades apoiadas “dizem que tipo de missão pretendem e nós dizemos como é que fazemos". Ou seja, são as FA que adaptam o seu dispositivo para uma resposta mais eficaz ao que lhes é solicitado, até porque o combate e vigilância aos incêndios rurais não são a sua única missão.

Em termos de vigilância, por exemplo, dispõem agora de drones, “que ajudam a complementar os patrulhamentos motorizados e apeados”.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
A utilização em permanência das Forças Armadas numa missão que não é sua principal, só serve para justificar e disfarçar a incompetência do poder politico e humilhar as FA.