Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Deco diz que é o município mais amigo na mobilidade

Reconquista - 28/03/2024 - 10:58

Castelo Branco venceu o prémio “Município Amigo dos Consumidores”, que pretende destacar o relevante papel das autarquias na promoção da qualidade de vida dos consumidores.

Partilhar:

Hélder Henriques recebeu o prémio em nome da autarquia

Castelo Branco venceu o prémio “Município Amigo dos Consumidores” atribuído pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, com o intuito de destacar o relevante papel dos municípios portugueses na promoção da qualidade de vida dos consumidores. A autarquia albicastrense foi distinguida na categoria Mobilidade 2023, tendo sido a que, a par de Amarante, se destacou entre os 35 projetos submetidos por 15 outras câmara municipais.

A distinção ocorreu no Porto Business School durante uma cerimónia que assinalou os 50 anos da Deco. O prémio vem, no entender de Hélder Henriques, vice-presidente da Câmara, “reconhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia no sistema de transportes Mobicab e, em particular no sistema de transporte flexível”. Aquele responsável pela pasta da mobilidade, adianta que a junção do transporte regular de passageiros com o transporte flexível (a pedido) garante o acesso a praticamente de 100% do concelho à rede de transportes. É um importante instrumento de coesão territorial”.

Desde que foi criado, o sistema de transporte flexível já foi requisitado 1371 vezes, tendo transportado dois mil e 62 passageiros. Números que Hélder Henriques diz serem positivos e que demonstram a importância do sistema. O autarca explica que o transporte a pedido “é uma mais-valia para o território e para as comunidades que o habitam. Este é um projeto que, além de melhorar o sistema de transporte público, assume uma importante dimensão social e de inclusão junto dos Munícipes albicastrenses".

Este sistema de transportes no concelho levou a Deco a considerar Castelo Branco como o “Município Amigo dos Consumidores”, na categoria da mobilidade. “O Município de Castelo Branco prima pela inovação no desenho do Mobicab – Serviço de Transporte Flexível: serviço perfeitamente adaptado à realidade territorial de baixa densidade, que promove a mobilidade sustentável, combate o isolamento social e geográfico e permite que a população tenha efetivamente acesso aos serviços de que necessita”, justifica a Deco.

Na prática todos os cidadãos que vivem em locais do concelho que não são servidos pelo transporte regular de passageiros (autocarros) podem recorrer, através de agendamento, ao transporte flexível. Os munícipes serão transportados de táxi até à paragem de autocarro mais próxima, onde apanham a carreira até ao destino. No regresso, o táxi irá buscar esses passageiros à mesma paragem.

E se no transporte flexível os números demonstram a importância desse sistema, no que respeita ao transporte regular foi “já ultrapassado o milhão de validações”, isto é o número de vezes que os passes são validados nas viagens.

DECO Esta foi a primeira vez que os prémios “Município mais amigo dos consumidores” foram entregues. Como explica a Deco na sua página oficial, a iniciativa foi lançada em 2023 e distinguiu os municípios em cinco categorias: Clima, Emergência Social, Energia, Habitação e Mobilidade. Foram recebidas 35 candidaturas por parte de 15 municípios. Castelo Branco foi o único do distrito a ser premiado.

Citado na mesma página, André Regueiro, coordenador da Deco Regiões, faz um “balanço extremamente positivo desta primeira edição do Prémio. Recebemos projetos muito interessantes, que fazem a diferença na vida dos cidadãos e que evidenciam um enorme dinamismo local em torno da defesa dos consumidores, o que muito nos entusiasma enquanto associação. Parabenizamos todos os municípios que participaram nesta primeira edição do prémio, uma vez que todos eles, vencedores ou não, apresentaram projetos, ações e medidas com especial foco e atenção no apoio, proteção e capacitação do consumidor”.

Recorde-se que, no passado Castelo Branco, já tinha sido distinguido pela Deco como o segundo melhor município para se viver.

COMENTÁRIOS