Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

EAPN: Projeto Crescer na Cidadania já tem Manual

Reconquista - 28/10/2022 - 8:00

Os 11 anos do projeto “Crescer na Cidadania” acabam de ser traduzidos num Manual Pedagógico, que é “um instrumento pedagógico, que servirá de base de apoio e um recurso associado à disciplina de Cidadania”. 

Partilhar:

Manual vai servir de apoio à disciplina de Cidadania

Os 11 anos do projeto “Crescer na Cidadania” acabam de ser traduzidos num Manual Pedagógico, que se assume em contexto escolar como “um instrumento pedagógico, que servirá de base de apoio e um recurso associado à disciplina de Cidadania”, desde o 1.º Ciclo ao Secundário.

Ao longo de mais de duas décadas, o Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) estabeleceu um protocolo de parceria com os diversos agrupamentos de escolas da região, através do qual fidelizaram o compromisso de aplicar o projeto “Crescer na Cidadania” e dar-lhe continuidade nos anos letivos seguintes, nos concelhos de Castelo Branco, Covilhã, Penamacor e Fundão.

“A escola é um poderoso meio de prevenção social, sobretudo se os valores de ética, democracia, justiça e cidadania forem incorporados no quotidiano das salas de aula”, defende a equipa do projeto.

Na apresentação do manual, que decorreu sexta-feira, dia 21 de outubro, nas instalações do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), estiveram presentes os representantes e coordenadores de cada ciclo de ensino e secundário dos agrupamentos de escolas que abraçaram o projeto “Crescer na Cidadania” em 2010 e deram continuidade às ações nele previstas até ao ano letivo 2022/2023. Marcaram ainda presença os parceiros do projeto “Crescer na Cidadania” que, para além da equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde São Tiago de Castelo Branco, integra a da Equipa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castelo Branco. A vereadora com o pelouro da Educação, Patrícia Coelho, esteve em representação da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O presidente da mesa do conselho geral do Núcleo Distrital da EAPN, Frederico Reis, fez a abertura do lançamento deste Manual e agradeceu a forte rede de parceiros que foi possível estabelecer ao nível da educação no distrito de Castelo Branco.

COMENTÁRIOS