Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Enchidos do distrito com prémios nacionais

José Furtado - 23/03/2024 - 15:10

O maranho cozido do Fundão foi considerado o melhor dos melhores na 14.ª edição do Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses.

Partilhar:

O maranho cozido do Fundão produzido por António Abrantes foi considerado o melhor dos melhores na 14.ª edição do Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses. A competição cujos resultados foram agora conhecidos decorreu no final de janeiro e foi organizada pelo Centro Nacional de Exposições de Santarém e a Qualifica/oriGIn Portugal. Neste concurso foram premiados com medalhas de ouro o maranho da Sertã da Carnes Simões e da Casel e ainda o bucho da Sertã da Casel, todos eles produzidos naquele concelho.

A medalha de prata foi atribuída ao bucho da Sertã da Carnes Simões e o bronze ao paio de lombo da Sertã, também da Carnes Simões.

No Concurso Nacional de Enchidos Tradicionais Portugueses foi atribuída uma medalha de ouro à morcela doce da Sertã, da Carnes Simões. A prata foi para a chouriça tradicional de António Abrantes, do Fundão. No Concurso Nacional de Alheiras Tradicionais Portuguesas houve uma medalha de bronze para a alheira da Sertã, da Casel.

A Câmara Municipal da Sertã reagiu a estes resultados enaltecendo “o trabalho desenvolvido pelos produtores na prossecução da melhoria da qualidade dos produtos sertaginenses, verdadeiros embaixadores gastronómicos do concelho”. Para o presidente Carlos Miranda “a obtenção destes prémios demonstra que estamos no bom caminho na valorização dos produtos endógenos e confirma a sua inequívoca qualidade”.

A Aproser- Associação de Produtores da Sertã realça a importância destes concursos “que proporcionam um impacto positivo na promoção e divulgação dos produtos da Sertã”.

COMENTÁRIOS