Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Liturgia com encontro nacional em Fátima

- 18/04/2024 - 9:30

Secretariado Nacional de Liturgia vai realizar o 48.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica, com o tema ‘A liturgia, escola de oração’.

Partilhar:

O Secretariado Nacional de Liturgia (SNL) divulgou, que vai realizar o 48.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica (ENPL), com o tema ‘A liturgia, escola de oração’, nos dias 22 a 25 de julho, no Santuário de Fátima.
“Este encontro pretende ser uma preparação para o próximo Jubileu do ano 2025, que o Papa Francisco quer dedicar à oração. Esta atividade é uma proposta que vai abrindo caminhos novos na renovação da liturgia”, explica o SNL, da Igreja Católica em Portugal.
O tema ‘A liturgia, escola de oração’ do 48.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é o “contributo” do Secretariado Nacional de Liturgia e da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), ao “aprofundamento e à prática da oração” no Ano Jubilar: “a Liturgia é a grande escolha da oração da Igreja”.
O Ano Santo de 2025, convocado pelo Papa Francisco, vai ser o 27.º jubileu ordinário da história da Igreja; o Papa Bonifácio VIII instituiu, em 1300, o primeiro ano santo – com recorrência centenária, passando depois, segundo o modelo bíblico, cinquentenária e finalmente fixado de 25 em 25 anos. No último dia 21 de janeiro, o Papa proclamou um ano de oração para preparar as celebrações do Jubileu 2025, cuja porta santa vai ser aberta no próximo mês de dezembro. O SNL divulgou também o programa desta proposta de estudo e de práticas litúrgicas, que se vai realizar de 22 a 25 de julho, no Santuário de Fátima, o Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica conta com momentos de celebração e oração, quatro conferências e quatro temas de formação por grupos.
O Secretariado Nacional de Liturgia propõe também aos participantes do ENPL 2024 momentos específicos de formação por grupos: para padres; os acólitos; leitores, catequistas entre agentes pastorais, e para os músicos.

COMENTÁRIOS