Escuderia fez um grande esforço para montar a super-especial desta sexta-feira
O ambiente das grandes competições motorizadas cresce desde o início da semana. A prova portuguesa do campeonato do mundo de enduro, que a Escuderia Castelo Branco conseguiu trazer para solo beirão num despique de candidaturas com mais 18 concorrentes, aquece os motores e a “passerelle” dos pilotos está marcada para esta sexta-feira, no antigo campo de futebol do Montalvão, onde os organizadores montaram um verdadeiro cenário de espetáculo.
Tudo a postos. São mais de seis dezenas de pilotos estrangeiros, mais a melhor armada lusitana. Como é seu timbre, o clube presidido por António Sequeira quer primar pela diferenciação e oferecer à população “uma prova de alto nível”. E à porta de casa.
Sexta-feira os holofotes acendem-se às 20H00. São 3 quilómetros de envolvimento num circuito técnico e com uma ponte que viabiliza a passagem em simultâneo de mais de uma mota. A expetativa é criar um ambiente ao nível do que acontece com os carros do Rali, na rotunda da Europa.
Paddock e todo o centro de operações estão montados no Alegro. Quinta-feira há treinos logo após o viaduto de acesso à zona de lazer. As especiais, depois do lançamento da corrida na noite de sexta-feira, distribuem-se por sábado e domingo.
HORÁRIOS. O formato de competição assenta em três passagens pelas três especiais do programa. No dia 23, cross test (terrenos do Valongo entre o campo de futebol e a circular externa) às 8H20, 10H20 e 12H20; extreme test (barrocal) às 9H00, 11H00 e 13H00; enduro test (junto à barragem da talagueira) às 9H30, 11H30 e 13H30. No domingo, dia 23, horários e passagens são exatamente os mesmos do sábado. A entrega dos prémios (cerimónia em ambos os dias) faz-se a partir das 16H00 no Alegro Castelo Branco.
Vai ser uma corrida em carrossel de fácil acompanhamento para o público. “Essa foi uma questão prioritária”, refere o presidente da ECB.
Castelo Branco surge no calendário do Mundial de Enduro depois das etapas da Finlândia, Espanha, Itália, Hungria e Grécia. O campeonato irá depois ao Reino Unido, Argentina e Alemanha.
A organização aponta para um número de pilotos superior à centena. “É uma modalidade com enorme popularidade na Europa Central e que tem cada vez mais entusiastas e praticantes no nosso país”, remata António Sequeira.
A direção da corrida está a cargo de Hélder Esteves, que é o mentor de toda a prova.