Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Equitação: Campeonato de ensino sábado na Agrária

Reconquista - 21/04/2017 - 14:55

O Ensino (dressage) é uma das três modalidades equestres olímpicas e é considerado a base da equitação.

Partilhar:

Ensino é uma das modalidades olímpicas da equitação

O campo desportivo da Escola Superior Agrária, em Castelo Branco, é palco este sábado, 22 de abril, do campeonato regional centro, na modalidade equestre de Ensino. O início está marcado para as 9 horas.

O concurso, organizado pelo Centro Equestre de Castelo Branco, integra o calendário de competições da Federação Equestre Portuguesa. São esperados cerca de 35 conjuntos de todo o país.

O Ensino de Competição, também conhecido por Dressage, é uma das três modalidades equestres olímpicas e é considerado a base da equitação, por exigir uma ligação perfeita entre cavalo e cavaleiro que, perante um júri, executam exercícios de grande rigor nos três andamentos: passo, trote e galope.

Os elementos essenciais para uma boa classificação, são a atitude submissa do cavalo, a sua correção e amplitude de movimentos e, no que respeita ao cavaleiro, uma postura perfeita aliada a ações de comando quase impercetíveis. Importante é também uma irrepreensível indumentária no cavaleiro e uma excelente apresentação do cavalo, como é explicado no site da federação equestre (fep.pt).

Em Portugal, a disciplina tem cada vez mais praticantes. Têm-se destacado nomes como Gonçalo Carvalho (Batuta), Maria Caetano (Coroado) e Ricardo Wallenstein (Bem-me-Quer), que recentemente orientou um estágio no Centro Equestre de Castelo Branco.

COMENTÁRIOS