Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Erasmus+: Alcains acolheu parceiros estrangeiros

Reconquista - 17/10/2019 - 8:00

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira acolheu os parceiros da Bulgária, República Checa, Itália e Reino Unido.

Partilhar:

Doze professores foram recebidos em Alcains

O Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira acolheu, de 8 a 10 de outubro, 12 professores oriundos da Bulgária, República Checa, Itália e Reino Unido, país coordenador do projeto Erasmus+ “Primary International Schools together for the exChaNge of Interactive CLIL training (PICNIC), KA2”. Esta foi a terceira sessão de trabalho após os encontros de novembro de 2018 em Birmingham, Inglaterra, e de março de 2019 em Sófia, Bulgária.

O projeto destina-se a professores a trabalhar com o 1.º ciclo do Ensino Básico, promovendo o trabalho colaborativo entre estes e os alunos dos países parceiros, reforçando a utilização da língua inglesa, nomeadamente com a integração da metodologia CLIL e propiciando a partilha de experiências e saberes.

Os trabalhos decorreram na escola do 1.º ciclo de Alcains, na escola sede do Agrupamento, na cidade de Castelo Branco e em Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova. Foram estabelecidas e concretizadas parcerias com diversas entidades, desde a Escola Superior de Educação de Castelo Branco, com a presença da professora Margarida Morgado; o Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto do Fundão, com as professoras Fernanda Baptista e Ana Cavalheiro, e o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, com a participação e colaboração do professor André Azeiteiro. Contudo, esta última parceria é estabelecida em articulação com o projeto Erasmus+, ‘ESTEAM’ (Enhancement of School TEAching Methods), onde também o Geopark Naturtejo é parceiro e apresentou a App TeachOUT, desenvolvida para o ensino ao ar livre, nas Ciências Naturais, fazendo uso das novas tecnologias, promovendo a disseminação do referido projeto e integrando os objetivos do KA2- PICNIC.

O próximo encontro decorrerá na República Checa, em janeiro de 2020. Até lá, os professores continuarão a desenvolver o trabalho definido na agenda, para cumprir os objetivos deste projeto Erasmus+, sempre na perspetiva de melhorar as suas práticas educativas, dando resposta às necessidades dos alunos e dos contextos pedagógicos.

COMENTÁRIOS