Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: ESGIN- Carta endereçada ao autarca de Castelo Branco

Maria Rita do Espírito Santo - 14/11/2019 - 8:00

Como pode ser reforçada uma Escola criada por Decreto-Lei, que expressamente indica ter a sua sede em Idanha-a-Nova, e que agora se muda de Idanha para Castelo Branco, ao mesmo tempo que se lhe retira a autonomia administrativa, científica e pedagógica?

Partilhar:

Antiga funcionária diz que é preciso repor a verdade

ESGIN

Idanha foi teu berço,

Idanha te viu crescer,

Idanha sempre será teu abrigo, tua força, teu lar,

Sempre serás Idanhense,

Porque aqui se plantou, aqui cresceu e se fortificou a tua raiz.

 

Exmo. Sr. presidente Luís Correia


Já o disse várias vezes e repito: Sou orgulhosamente Beirã porque na Beira Baixa se integra Idanha-a-Nova; Orgulhosamente Albicastrense/Idanhense porque no Distrito de Castelo Branco se integra Idanha-a-Nova.

Rejubilei com a eleição do Presidente Albicastrense, rejubilei com a eleição do Presidente Idanhense, como rejubilei nas Legislativas com os resultados alcançados no Distrito, por entender que o desenvolvimento de cada concelho, contribui para o desenvolvimento de todo o Distrito.

Concluo agora, na sequência das suas tomadas de posição no que a Idanha diz respeito, que tenho andado enganada... Afinal para si, Sr. Presidente, Distrito é apenas o "umbigo" da Cidade, que parece julgar ser só sua, mas que em boa verdade é também minha e de quantos habitam os diversos concelhos do Distrito. Ou então Idanha-a-Nova estará a ser banida do Distrito. Estranho, aliás, que o Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova não tenha sido eleito como membro cooptado do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ao contrário do Sr. e do seu Vice-Presidente. Afinal, o IPCB tem escolas em Castelo Branco e Idanha-a-Nova!

Garanto-lhe, Sr. Presidente, que eu, tal como qualquer um dos munícipes de Idanha-a-Nova ou de qualquer outro Concelho do Distrito, somos tão albicastrenses quanto o Senhor. A menos que pretenda e se julgue investido de poderes, para também alterar a abrangência territorial do Distrito de Castelo Branco, reduzindo-o ao concelho de Castelo Branco.

Diz o Sr. Presidente: “Ao contrário do que os leitores menos conhecedores destes assuntos podem ser induzidos a pensar e ao contrário do que o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova pretende levar a concluir, a reorganização proposta pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco NÃO EXTINGUE o Ensino Superior em Idanha-a-Nova. Pelo contrário, propõe o seu reforço”.

Sim, os leitores podem estar a léguas de distância dos seus conhecimentos…mas não são burros.

Como pode ser reforçada uma Escola criada por Decreto-Lei, que expressamente indica ter a sua sede em Idanha-a-Nova, e que agora se muda de Idanha para Castelo Branco, ao mesmo tempo que se lhe retira a autonomia administrativa, científica e pedagógica?

Não, não vai ser reforçada, o que defende é a criação de um simples Polo em Idanha-a-Nova, de uma qualquer Escola, a criar com sede em Castelo Branco; tal Polo, deixaria de ser a ESGIN, uma Escola Autónoma, criada pelo Decreto-Lei 153/97, de 20 de junho, promulgado pelo então Primeiro-Ministro António Guterres.

Na minha boa relação com a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, de que já fui Deputada Municipal, e enquanto interessada pela Escola que muito ajudei a criar, solicitei informações sobre o tão falado estudo de Reorganização Científica e Pedagógica do IPCB, e foram-me dadas.

Assim, o reforço que apregoa defender com a nova Escola a criar, no cenário defendido no Conselho Geral pelo Presidente do IPCB, esta tem sede em Castelo Branco, nas atuais instalações da Escola Superior de Educação e junta os alunos do curso de Informática aos alunos da ESGIN. Ou seja, repito, o hipotético reforço que defende para a ESGIN é na realidade e concretamente a perda da sua Autonomia, para depender da nova Escola sediada em Castelo Branco.

Se realmente defende o reforço do IPCB em Idanha-a-Nova, então proponha e defenda Publicamente, de forma clara e sem rodeios, que a sede desta Escola a criar, fique em Idanha-a-Nova, com Autonomia Administrativa, Científica e Pedagógica. Aí sim, o Sr. Presidente da Câmara de Castelo Branco estaria a cumprir o seu papel de líder Regional, a defender o reforço do Desenvolvimento do Ensino Superior na Beira Baixa, de cujo Distrito, Castelo Branco é a Capital.

Ou então, se pretender defender, como diz defender, a manutenção da ESGIN, em Idanha-a-Nova, quando diz que a reorganização pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco NÃO EXTINGUE o Ensino Superior em Idanha-a-Nova, proponha e defenda Publicamente, de uma forma clara e sem rodeios, o cenário de reorganização do IPCB que propõe a manutenção da ESGIN, como ela é atualmente, em Idanha-a-Nova.

Estes cenários, sim, Sr. Presidente da Câmara de Castelo Branco, em nada prejudicam o bom funcionamento do IPCB, como muito bem sabe, porque tem o estudo da Reorganização nas suas mãos. Muito pelo contrário: manter a sede da ESGIN em Idanha-a-Nova e a sede das outras Escolas e infraestruturas atuais em Castelo Branco, garante a estabilidade que pretende o Sr. Presidente do IPCB.

Assim, Idanha-a-Nova e os Idanhenses ficarão satisfeitos com a manutenção da sede da Escola Superior de Gestão, e consequente Autonomia Administrativa, Científica e Pedagógica neste concelho e Castelo Branco manterá as atuais estruturas de Ensino Superior Público no seu concelho, sem nada perder.

Ou então, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, se advoga, conjuntamente com o Presidente do IPCB, que em Idanha se devem manter apenas os cursos a funcionar como Pólo, tal, é a crónica anunciada para fechar de seguida o Ensino Superior em Idanha, porque o RJES (Regulamento Jurídico do Ensino Superior), não prevê a existência de cursos a funcionar, fora da Sede da Escola, o que já se verificou anteriormente quando os cursos de Turismo da ESGIN, que em tempos funcionaram no Fundão, tiveram de encerrar ali, por imposição do então Ministro da Tutela.

Por isso, Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, não vale a pena baralhar as ideias, convencido de que tapa o sol com a peneira.

Uma muito orgulhosa Albicastrense/Idanhense

 

COMENTÁRIOS

Maria Rita do Espírito Santo
à muito tempo atrás
O que talvez, poucos saibam, é que pela primeira vez, em 28 anos de ensino superior em Idanha-a-Nova, o Presidente do Município de Idanha-a-Nova não foi cooptado para o Conselho Geral do IPCB.

Isto só por si, deixa adivinhar a intenção de excluir a ESGIN do IPCB.
Graça
à muito tempo atrás
Muito bem está de parabéns e estamos cá para ajudar na luta pela nossa escola
jmarques
à muito tempo atrás
Sr. D. Maria Rita:
Embora eu seja um leigo na matéria, concordo com o que diz e faz muito bem em dizer-lo, mas temo que perca o seu tempo, porque há outras decisões que também não são entendidas.
Maria Rita do Espírito Santo
à muito tempo atrás
O meu bem hajam aos dois leitores, GRAÇA e JMARQUES pelo vosso apoio e pelas vossas simpáticas palavras.

Senhor JMARQUES, também eu temo estar a perder o meu tempo, mas trago do berço o direito ao pensamento e a força de ir até ao limite das minhas capacidades, na luta pelo que julgo ser recto e justo, mesmo que anteveja a derrota. As árvores morrem de pé. Se perder a luta, não me dobro… morrerei de pé.
Tem razão: - há outras decisões que não são entendidas… e eu digo mais: -outros interesses que segundo creio, vêm sendo urdidos de há longo tempo, mas que aos poucos se vão desvendando. Claro que só quem serve ou serviu o IPCB, quer nos seus Serviços Centrais quer em cada uma das suas escolas, o pode entender.

O que é para mim muito difícil de entender é que assuntos internos do IPCB, venham a ser revelados ao público por pessoas externas ao IPCB.
A relação legal do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco com o IPCB é simplesmente a de um entre outros cooptados, para representar a comunidade dentro do Conselho Geral do IPCB, com direito a voto, mas as suas competências esgotam-se aí.
Não faz parte dos quadros do IPCB, não tem competência para falar de assuntos internos do IPCB.
Já me perguntei muitas vezes se não estará o Sr. Presidente da Câmara, a acumular duas presidências… (?) É que da forma como revela notícias, opina e defende o projecto de reestruturação do IPCB, mais parece ser o seu projecto, que o projecto do Sr.Presidente do IPCB.
Isto seria impensável com qualquer um dos quatro anteriores presidentes que presidiram o IPCB, enquanto eu servi a ESGIN
jmarques
à muito tempo atrás
Srª D. Maria Rita:
As árvores morrem de pé.
Antes quebrar do que torcer.
Ninguém trava o pensamento.
A razão mesmo vencida, não deixa de ser razão.
Se não conseguir, fica o exemplo, porque o que por aí não falta, é quem dobre facilmente coluna vertebral ao primeiro contratempo ou interesse.
Fique bem com a sua consciência.
Maria Rita do Espírito Santo
à muito tempo atrás
JMARQUES
O meu enorme BEM HAJA à boa maneira beirã.