Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Festival: Castelo Branco recebe tunas esta sexta e sábado

José Furtado - 05/04/2024 - 9:47

Tuna da Esald promove dois dias de música, com a vencedora do ano passado a ter a oportunidade de defender o título.

Partilhar:

Três tunas vão competir na sexta-feira e sábado no regresso do Trovas D´Amato a Castelo Branco, numa organização da Tusald, a Real Tuna Académica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias. O festival de tunas mistas atinge a sua nona edição e a Infantina, da Universidade do Algarve, tem viagem marcada para Castelo Branco com o objetivo de defender o título conquistado no ano passado neste mesmo festival.

“Não é uma regra mas uma tradição que nós criamos, que foi trazer sempre a tuna vencedora da edição passada”, diz Sandra Martins, a secretária da Tusald.

Como adversárias terá a Tu Na D´Estes da Escola Superior de Tecnologia de Coimbra e a Enftuna da Escola Superior de Saúde de Portalegre.

“Nós acabamos por convidar tunas que nos dizem alguma coisa, de forma a agradecer também o apoio deles para connosco ao longo de todo o ano”, afirma.

Esta é a segunda edição do Trovas que será organizada pela atual equipa dirigente, que manteve a escolha do calendário “por ser uma data mais favorável, também por não haver tantos festivais de tunas nesta altura”.

O magíster Gabriel Gonçalves destaca ainda as tunas extra concurso, que estão intimamente ligadas ao percurso da Tusald. Assim, vão estar em palco a irmã Estudantina Académica de Castelo Branco, os padrinhos da Desertuna da Universidade da Beira Interior e os afilhados da Esartuna, da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. Esta última teve um papel essencial na organização do ano passado, nomeadamente ao nível das guias que acompanham as tunas que não conhecem a cidade.

O programa inicia-se pelas 21H30 de sexta-feira, dia 5, com a Real Serenata na praça do Museu Cargaleiro, também conhecida como praça Académica. Neste momento “não vai ser utilizado o sistema de som, porque o espaço em si já é bastante adequado para isso”, explica Gabriel Gonçalves. Cada tuna deverá atuar durante cerca de 15 minutos.

No sábado o pano do Cine Teatro Avenida abre-se pelas 21H30. Tal como no ano passado “convidámos o Teatro Tramédia para nos fazer a apresentação das tunas a concurso”.

Os bilhetes custam entre dois euros e meio e os três euros e meio, com vantagens para os estudantes. Os caloiros da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias não pagam. Estes podem ser adquiridos na escola, na noite das serenatas e na bilheteira do Cine Teatro Avenida até à hora do espetáculo.

A Tusald tem vindo a retomar a normalidade depois da paragem forçada imposta pela pandemia.

“Com o covid vivemos um momento difícil, porque ficávamos um bocadinho estagnados. Mas agora, como já estamos com mais atuações, há uma maior adesão de pessoas e mesmo o gosto pelas tunas parece que está a despertar mais agora do que no ano passado”, refere o magíster. A Tusald deverá apresentar-se em palco com cerca de 40 elementos, sendo que uma parte são antigos estudantes da escola que continuam a manter a ligação a esta e à cidade através da tuna.

“As saudades estão sempre lá e há o facto de a tuna não ser como a escola, em que no final do curso nos separamos uns dos outros”.

Os convites para festivais vão surgindo e ainda recentemente conquistou três prémios no Festival “A Fragata”, organizado pela ESTBartuna, a Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Mas os dirigentes assumem que têm de recusar alguns por falta de elementos e por falta de compatibilidade de agendas. “Mas pode ser um começo para reerguer outra vez aquilo que se perdeu um bocadinho com o covid”, espera Sandra Martins.

COMENTÁRIOS