Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

FNAM: Sindicato critica administração da ULSCB

Reconquista - 18/04/2024 - 8:00

Castelo Branco e Covilhã integram a rota do Tour da FNAM 24’, tendo realizado reuniões “bastante participadas”, mas em Castelo Branco a receção não foi a melhor.

Partilhar:

Médicos participaram ativamente nos encontros

Castelo Branco e Covilhã integram a rota do Tour da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) 24’, tendo realizado reuniões “bastante participadas”, destacando a “forma calorosa” como foram recebidos pelos médicos nestas duas unidades de saúde.

Contudo, em comunicado, avançam que “apesar do Sindicato dos Médicos da Zona Centro (SMZC) ter sido calorosamente recebido pelos médicos em ambos os locais, em Castelo Branco lamentamos a receção por parte do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS), que empurrou o sindicato e médicos para uma sala com condições inadequadas para a reunião”.

Além disso, “o conselho de administração da ULS de Castelo Branco também não confirmou ou propôs datas alternativas, para que a reunião do SMZC com os médicos pudesse ocorrer numa sala com condições dignas, tratando assim com absoluto desrespeito os médicos da ULS e os médicos dirigentes que fizeram centenas de quilómetros para poderem estar em Castelo Branco”.

Em contraponto, destacam que “este comportamento contrasta em absoluto com a receção pelo presidente do conselho de administração do Hospital Pêro da Covilhã, que não só recebeu o sindicato, como proporcionou condições dignas, conforme estipulado pela lei, para a reunião com os médicos”.

Quanto aos encontros, em si, “a reunião em Castelo Branco contou com médicos da área dos cuidados de saúde primários e médicos hospitalares, onde foram esclarecidas questões relativas à dedicação plena, horários e férias”. O SMZC abordou ainda “a violência sobre os médicos nas unidades dos cuidados de saúde primários e modo de atuação perante tal, bem como o assédio moral e burnout que necessitam de esclarecimento, apoio e seguimento”. Houve ainda espaço para “a formação de internos, bastante participada, com o compromisso de a formação poder ser dada igualmente em plataforma digital, para conseguir chegar aos colegas que não conseguem estar presentes”. Foi ainda possível, “a identificação de novos delegados sindicais, o que vai permitir a agilizar a resolução de problemas laborais, em estreita articulação com a direção e serviço jurídico do SMZC-FNAM”.

COMENTÁRIOS