Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Fundão: Centro de Negócios vence prémio da Comissão Europeia

José Furtado - 10/10/2018 - 10:04

O centro reúne 14 empresas do setor das tecnologias de informação, comunicações e eletrónica, tendo criado mais de 500 postos de trabalho altamente qualificados.

Partilhar:

Projeto do Fundão foi premiado pela Comissão Europeia. Foto CCDRC

 

O Centro de Negócios do Fundão foi um dos vencedores do prémio RegioStars, atribuído pela Comissão Europeia.

O projeto fundanense venceu a categoria “Apoiar a Transição Industrial Inteligente”, tendo sido anunciado em Bruxelas pela Comissária para a Política Regional, Corina Creţu.

Instalado na zona antiga da cidade, o Centro de Negócios e Serviços Partilhados reúne 14 empresas do setor das TICE, as tecnologias de informação, comunicações e eletrónica, incluindo quatro multinacionais.

De acordo com o dossiê de candidatura foram criados mais de 500 postos de trabalho altamente qualificados, resultando também “em cerca de 70 startups e mais de 200 projetos de financiamento privado nos seus primeiros quatro anos”.

O projeto liderado pela Câmara Municipal do Fundão foi desenvolvido para responder ao êxodo dos jovens devido à falta de perspetivas de trabalho e à elevada taxa de desemprego.

“O centro adaptou a economia a uma era globalizada e digital. Promove áreas em crescimento, como o desenvolvimento de software, a robótica e os serviços empresariais, modernizando ao mesmo tempo setores tradicionais”, dizem os promotores.

O projeto tem desenvolvido várias iniciativas como o desenvolvimento de competências informáticas na população.

“Todas as crianças das escolas do Fundão com idade entre os seis e os doze anos têm aulas de programação, o que é uma iniciativa inédita em Portugal. Outras ações envolvem pessoas mais velhas como mentores informáticos ou incentivam as mulheres a optarem por carreiras de alta tecnologia”, diz o dossiê de candidatura.

Portugal obteve dois prémios nesta competição. Para além do Fundão o Museu do Património da Vista Alegre, em Ílhavo, venceu o Prémio “Escolha do Público”.

 

 

COMENTÁRIOS