Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Futebol: ADE é a primeira entidade formadora de jogadores no distrito

Artur Jorge - 17/10/2017 - 9:44

Estação passa a poder celebrar contratos de formação desportiva com os atletas. Sp. Covilhã está sob reserva. E, para já, não há mais nenhum no distrito.

Partilhar:

Futebol de formação da Associação Desportiva da Estação já está certificado pela FPF

A Associação Desportiva da Estação (ADE) é o primeiro emblema do distrito de Castelo Branco a obter a certificação de Entidade Formadora. Este é um desígnio de “enorme importância”, como reconhece a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), uma vez que apenas os clubes certificados podem celebrar contratos de formação desportiva.

A cerimónia de entrega dos certificados e placas identificadoras, decorreu no final de setembro, na Cidade do Futebol, em Oeiras. Com certificação sob reserva encontra-se o Sporting da Covilhã. Mais nenhum clube do distrito consta, para já, no processo. Um processo que “obedece a avaliação exaustiva e com base num regulamento e manual de certificação, segundo critérios como planeamento e orçamento, estrutura organizacional, recrutamento, formação desportiva, acompanhamento médico-desportivo, formação pessoal e social, recursos humanos, instalações e produtividade.

Em todos estes critérios “existem condições mínimas” a cumprir pelas Entidades Formadoras dos clubes, “com exigências diferenciadas para clubes da 1.ª Liga, da 2.ª Liga e do futebol Não Profissional”.

O processo parte de uma autoavaliação feita pelas próprias Entidades Formadoras, à qual se seguem visitas técnicas de verificação por equipas especializadas da FPF. “O resultado final do processo de certificação, depois da elaboração de relatórios de avaliação e da audiência dos interessados, é decidido pela Comissão de Certificação” e aprovado pela direção da FPF, como explica este organismo.

A Certificação de Entidades Formadoras constitui “um instrumento muito importante no processo de desenvolvimento do jogador português e um reforço qualitativo do trabalho desenvolvido pelos clubes”.

A AD Estação esteve representada na Cidade do Futebol, neste importante momento de qualificação da sua escola de futebol, pelo presidente Carlos Rebordão e os elementos da coordenação, Humberto Pinto e Milton Cornélio.

Em relação aos clubes Certificados com Reservas, como o Sporting da Covilhã, a FPF adianta que irá fazer o acompanhamento através de “reuniões, ações de formação e iniciativas individualizadas”, no sentido de ajudar a que estas entidades formadoras ultrapassem as dificuldades que não lhes permitiram a certificação integral.

Esta certificação veio permitir à FPF cobrir um vazio legal e proteger os clubes no que à validação dos contratos de formação desportiva diz respeito.

COMENTÁRIOS