Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Geoconservação: Parque do Barrocal ganha novo prémio

João Carrega - 31/05/2021 - 18:06

O Parque do Barrocal, em Castelo Branco, venceu o Prémio Geoconservação, atribuído pela Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico.

Partilhar:

O Parque do Barrocal foi vencedor da edição 2021 do Prémio Geoconservação. Foto: João Carrega

A ProGEO - Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico acaba de atribuir ao Parque do Barrocal, localizado em Castelo Branco, o Prémio Geoconservação 2021. O júri, entre sete candidaturas apresentadas distinguiu aquele espaço recentemente inaugurado e que está aberto ao público desde novembro de 2020, tendo já sido visitado por mais de 15 mil pessoas.

De acordo com aquela associação, o prémio pretende “distinguir os melhores exemplos de conservação do Património Geológico promovidos por autarquias; Estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar o Património Geológico e incentivar as autarquias a adoptar estratégias e procedimentos”.

Além disso, este prémio procura “divulgar e sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor do Património Geológico como parte integrante do PatrimónioNatural, e motivar os órgãos de comunicação social para o debate sobre o papel da Geologia na sociedade contemporânea”.

José Augusto Alves, presidente da Câmara de Castelo Branco, em declarações ao Reconquista destaca o projeto desenvolvido pela Topiaris. “É mais um prémio que vem reforçar o papel que o Parque do Barrocal tem, o qual é cada vez mais um polo de atração de pessoas”, diz. Na inauguração daquele espaço, o autarca reforçou a ideia de que “o parque é o resultado de um trabalho conjunto, ao qual se juntaram arquitetos e grandes especialistas em geologia, que originou este magnifico projeto. Foi graças a esse trabalho interdisciplinar, e sobretudo pela excelência do trabalho da Topiaris, que nos tornámos vencedores, em outubro de 2020, do Architecture Master Prize – uma das mais reputadas distinções do setor – na categoria de “Espaços Públicos” e mais recentemente num dos mais prestigiantes prémios internacionais de arquitetura, World Architecture News Awards – Wan Awards, na categoria de paisagens urbanas, concorrendo com países como os Estados Unidos, México, Dinamarca e Austrália”.

A atribuição do prémio teve em consideração diferentes critérios, como a inventariação do Património Geológico e sua fundamentação científica; Níveis de protecção e conservação do Património Geológico; e estratégias de valorização e promoção do Património Geológico.

O Parque esultou de um investimento da Câmara de Castelo Branco no valor de cerca de um milhão e 300 mil euros. Apresenta percursos bem definidos, com passadiços, quatro miradouros (Picota, S. Martinho, Mércoles/Campina, e Águias), observatório de aves, espaços para crianças, dois parques de estacionamento, mobiliário urbano, uma área para cafetaria e estruturas de ensombramento. Os percursos estão feitos de forma a que caminhada seja leve e com pouca dificuldade. Mas quem preferir sair dos trilhos pode fazê-lo e descobrir o resto da área. A inauguração contou com vários momentos culturais.

COMENTÁRIOS