Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Idanha-a-Nova: Presépios de Barcelos expostos até fevereiro

José Júlio Cruz - 05/12/2019 - 8:30

Mostra é constituída por dezenas de peças dos mais conceituados ceramistas portugueses.

Partilhar:

A exposição foi inaugurada no final de novembro. Foto cedida pela CMIN

A exposição “Presépios de Barcelos” foi inaugurada no passado sábado, dia 30 de novembro, no Forum Cultural de Idanha-a-Nova. A mostra é constituída por dezenas de peças dos mais conceituados ceramistas portugueses. A organização desta iniciativa pertence à Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e à Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Os presépios expostos no Forum Cultural, no figurado de Barcelos, eram pertença do colecionador Rui Sequeira, natural de Portalegre, hoje na posse da Diocese de Portalegre-Castelo-Branco.

Rui Sequeira foi um dos mais qualificados presepistas portugueses e a nível internacional. Doou à Diocese de Portalegre-Castelo Branco, não só este espólio agora exposto em Idanha produzido por artistas de Barcelos, que mostra bem a riqueza do artesanato local e a criatividade dos artistas no contexto da arte popular, mas também um apreciável e diversificado conjunto de outras representações presepiais de artistas de Estremoz, Vila Nova de Gaia, Coimbra, Caldas da Rainha e Mafra. Inclui a mesma coleção também presépios de quase todos os países do Mundo.

Até 16 de fevereiro de 2020, em Idanha-a-Nova estará a valiosa exposição dos seguintes artistas de Barcelos: Ana Baraça, Carlos Baraça, Fernando Baraça, Júlia Côta, Júlia Ramalho, Maria Helena da Cruz, Mistério, Mistério filho, Mistério neto e Rosalina Baraça.

A exposição “Presépios de Barcelos” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9H00-13H00 e 14H00-17H00 e nos sábados, domingos e feriados das 14H00-18H00.

“O Natal é vivido com um carinho muito especial nas nossas aldeias e vilas e é com muito gosto que colaboramos na divulgação do património da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, com esta exposição de presépios que vem enriquecer o nosso Natal”, referiu o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova. Armindo Jacinto sublinhou que “os magníficos presépios em exposição no Forum Cultural são da autoria de artistas de Barcelos, uma cidade que é parceira de Idanha-a-Nova na Rede de Cidades Criativas da UNESCO: Idanha na área da Música e Barcelos na área do Artesanato e Artes Populares”. Finalmente, o autarca quis salientar “o investimento realizado ao longo dos anos na identificação, conservação, restauro e divulgação da riquíssima arte sacra que existe no nosso concelho”.

A exposição foi inaugurada pelo padre Francisco Valente, presidente da Comissão de Gestão do Património Religioso da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Para este responsável, “esta coleção de presépios merece ser divulgada em Portugal e, por isso, saúdo o acordo de cooperação que temos com o município de Idanha-a-Nova que contempla a divulgação do património, mas também a inventariação, estudo e salvaguarda da riqueza patrimonial do país”.

O coordenador executivo da exposição, António Catana, realçou por seu lado que “este espólio produzido por artistas de Barcelos mostra bem a riqueza do artesanato local e a criatividade dos artistas no contexto da arte popular”. A tradição portuguesa dos presépios é, para o investigador, “uma das formas mais tocantes de expressão artística da celebração do Natal”.

COMENTÁRIOS