Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Há fome no mundo

Agostinho Dias - 21/07/2022 - 12:04

A Organização das Nações Unidas publicou um relatório intitulado “Situação de Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2022. Segundo este relatório 828 milhões de pessoas passam fome, o que representa 10% da população mundial; em 2015 essa percentagem era de 8%, tendo passado em 2019 para 9,3%, pelo que o número de famílias cresce 150 milhões desde o início da pandemia. Daqui resulta que 45 milhões de crianças com menos de 5 anos sofram de um emagrecimento extremo. Mantendo-se o quadro atual prevê-se que daqui a 8 anos estejamos de novo na situação de 2015, com 8 por cento da população mundial a sofrer a fome.

Quando pensamos na carência do trigo acumulado na Ucrânia sem poder ser exportado por causa da guerra, e na falta que um trigo faz a todos estes famintos não podemos calar a revolta perante este mundo cruel que pouco se importa com os que morrem à fome.

Diz a Fratelli Tutti do Papa Francisco nos n.ºs 124 a 127 falando dos direitos dos povos: “Hoje requere-se que a convicção do destino comum dos bens da Terra se aplique também aos países, aos seus territórios e aos seus recursos… os bens de um território não devem ser negados a uma pessoa necessitada que provenha doutro lugar… Se toda a pessoa possui uma dignidade inadiável, não importa se nasceu aqui ou se vive fora dos confins do seu próprio país… Isto que é válido para as nações, aplica-se às diferentes regiões de cada país… A justiça exige reconhecer e respeitar não só os direitos individuais, mas também os direitos sociais e os direitos dos povos… É possível desejar um Planeta que garanta terra, terra e trabalho para todos”.

É o nosso mundo: tantos a morrer de forme e tantos com problemas de saúde devido ao excesso de peso…

COMENTÁRIOS