Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Balanço de 2021

Agostinho Dias - 30/12/2021 - 9:22

Como é habitual no final do ano resumirmos os destaques de 1.ª página relativos ao ano de 2021 que agora termina.
O covid-19 dominou grande parte da 1.ª metade do ano, dizendo em janeiro que o Hospital Amato Lusitano está no limite e ainda a acolher doentes vindos de Lisboa; fala-se de surtos nos lares da região, com 900 casos de covid no final de janeiro no distrito. O Pavilhão Municipal de Castelo Branco e o Seminário de Alcains são centros de vacinação. A partir do meio do ano esta crise foi sendo ultrapassada.
A nível de ambiente falou-se de poluição do Tejo que há 2 anos corre na justiça, mas a inspeção determina o fecho da ex-Centroliva. Fala-se da poluição vinda de Espanha que volta a pintar o Tejo de Verde. Noticia-se o projeto que dá luz verde ao bloco de regadio da Marateca e diz-se que os banhos são desaconselhados nesta albufeira. Noticiam-se parques solares para Alcains, Penamacor e para a zona do aeródromo em Castelo Branco. Também são notícia os incêndios que diminuíram com a prisão de um incendiário em Proença e outro no Salgueiro do Campo.
No que toca à justiça acompanhámos o processo de acusação de prevericação de titular de cargo público do Dr. Luís Correia e dos autarcas de Penamacor por aceitarem oferta de viagem à Turquia. Foi ainda notícia todo o processo de falência da Dielmar de Alcains.
A nível de obras demos destaque à inauguração do parque do Barrocal, à evolução do projeto das obras do IC31, e ainda à promessa da construção da barragem do Barbaído.
Foi ano de censo feito mais pela internet do que em papel e que revelou a perda de 18 mil habitantes no distrito de Castelo Branco, nesta década. Nas eleições Marcelo ganhou as presidenciais e Leopoldo Rodrigues as autárquicas no concelho de Castelo Branco. Na igreja foi notícia a transmissão das Missas pelo reconquista durante a pandemia, e o início do Sínodo Diocesano em Castelo Branco. O desporto mostrou-nos Francisco Belo e Ana Hormigo nos Jogos Olímpicos, os campeonatos nacionais de ciclismo aqui realizados e o fim de semana de Raly em Ródão e Castelo Branco.
Que o ano de 2022 seja melhor para todos os nossos leitores, assinantes e anunciantes são os nossos votos. 

 

COMENTÁRIOS