Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Creches gratuitas

Agostinho Dias - 28/07/2022 - 11:33

Um dos anúncios do Primeiro Ministro na Assembleia da República durante a discussão do estado da Nação, foi o de que as creches passarão a ser gratuitas para todas “as crianças do primeiro ano já em setembro”. Isto fruto de um “acordo com a União de Misericórdias e a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (IPSS) que assegura o cumprimento de uma das principais medidas do Orçamento: a gratuitidade das creches para as crianças do primeiro ano já em setembro”. 
Sem dúvida uma boa notícia para os pais que trabalham e não podem tomar conta dos seus filhos no período laboral. Fora desse período elas serão sem dúvida os melhores tutores das suas crianças.
Contudo há quem veja dificuldades em executar esta medida: “há crianças que são excluídas porque há listas de espera enormes”, diz uma educadora de infância. “Tive um caso de uma mãe a pedir-me ajuda porque o filho mais velho não entrou na IPSS da irmã, quando supostamente dão prioridade aos irmãos. 
Esta mãe já reclamou, mas de nada serviu”. O Estado vai pagar 460 euros mensais por cada criança à instituição e não aos pais. Este acordo abrangerá 80 mil crianças.
Atualmente, segundo o Padre Lino Maia existem cerca de 50 mil crianças a frequentar gratuitamente as creches por os pais estarem no 1.º ou no 2.º escalão de rendimentos, pelo que agora poderão juntar-se-lhes mais 30 mil de acordo com o executivo. 
Ficam ainda de fora os seguros  e as atividades extracurriculares que são assumidos por algumas Câmaras Municipais como escrevemos no passado número do Reconquista. 
Esperamos que apesar das dificuldades as medidas ajudem as nossas crianças a serem felizes.

Agostinho Dias
agostinho.dias@reconquista.pt

COMENTÁRIOS