Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Destaques do Reconquista em 2023

Agostinho Dias - 28/12/2023 - 9:50

O ano abriu com reunião do Conselho de Ministros em Castelo Branco, onde se decidiu que o IC 31 vai ter perfil de auto-estrada, mas pouco depois o Governo deixou cair a data para a sua conclusão. O Ministério não admite nova barragem do Barbaído, mas a Câmara diz que ela avança, mesmo sem apoio do Estado. Eanes foi distinguido no dia da cidade dando nome a Avenida. A Câmara Municipal de Castelo Branco teve resultado negativo de mais de 5 milhões em 1922, mas tem mais dinheiro no Banco do que em 2021 – diz o Presidente. O Tribunal Central Administrativo vai ficar em Castelo Branco, e o julgado da paz vem a caminho. Bairros comerciais são uma inovação, mas a Câmara nem sequer foi a jogo.
No que toca à Unidade Local de Saúde de Castelo Branco há 10.000 utentes sem médico e durante o ano várias aldeias tiveram a mesma ameaça, apesar de haver casas à borla para incentivar a vinda de médicos. Os partos voltaram a subir nas maternidades do distrito. Hospital recebe 200 casos de A.V.C. por ano. U.L.S. deve 1 milhão aos bombeiros, e aceita proposta de pagar dívida faseadamente.
No desporto, Boa Esperança foi campeão nacional de Futsal de 3.ª divisão. Discutiu-se a localização da academia de futebol: escola agrária, ou zona de lazer. O Basquetebol do IPCB subiu à 1.ª divisão e vai lutar pelo título. Decorreu em Castelo Branco o internacional de ténis. A Volta a Portugal teve 3 momentos  entre nós, e a Vuelta coloca-nos no mapa mundial. O rali carregou no acelerador das emoções.
Na Igreja destaca-se a presença dos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude que levaram a Beira no coração. A cidade homenageou o Padre José Sanches e João Ribeiro.  A Obra de Santa Zita esteve em risco de sair, mas finalmente vai continuar em C. Branco. A Sé de Portalegre em obras recuperou e luz perdida. Bispo oleirense assume diocese dos Açores.
No ensino as escolas da Beira Baixa perderam mais de 5 mil alunos nos últimos 5 anos, que agora estão a ser recuperados graças aos 25 mil emigrantes de 90 países que vieram para cá. Até na prisão já há uma escola com vista para a liberdade. A ESALD celebrou 75 anos de vida.
Na indústria a Paper Prime de Vila Velha avançou com investimento de 70 milhões, e a DH2 investe 120 milhões no hidrogénio verde. A APTIV investe 10 milhões em nova fábrica. A Dielmar continua no campeonato dos grandes investimentos da Valerius. Vieram 54 milhões do PRR para a energia limpa e a produção sustentável na zona. 
Esperamos que 2024 seja ainda melhor para os nossos leitores, assinantes e anunciantes.

 

COMENTÁRIOS