Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ideias & Factos: Lendo a história da Europa

Agostinho Dias - 17/03/2022 - 9:36

Se olharmos para a história da Europa, vemos que a partir da 2.ª grande guerra mundial houve um tempo de progresso e maior riqueza, de fazer a democracia e o respeito pelas ideias do outro em liberdade, de luta contra o racismo e o individualismo. Para isto contribuíram os “pais da Europa, ao fomentar uniões e alianças, ao querer acabar com as ditaduras substituindo-as pelas democracias. Houve marcas nestes avanços: todos os passos até à formação da União Europeia como a temos hoje, a queda do muro de Berlim com a abertura ao leste europeu, a queda das ditaduras em Portugal e Espanha…
Contudo, nem sempre se evoluiu de modo retilíneo : apareceram os paraísos fiscais a esconder as fortunas adquiridas pela corrupção; foram-se formando blocos mundiais que começaram a divisão da “guerra fria”; o negócio das armas e das drogas, porque rentável, foi-se intensificando e dividindo os homens em muitos ricos e miseráveis…
Estas sementes do mal têm vindo ao de cima sobretudo no séc. XXI: primeiro foi a queda de grandes bancos roubados pelos seus donos; depois foi a pandemia do covid-19, cuja origem ainda é nebulosa; agora é a guerra aberta por saudosistas do passado que querem refazer os seus impérios…
As consequências estão à vista: foram as leis da Troika que nos empobreceram a todos; são as leis do covid que enriqueceram laboratórios, e produtores de máscaras e desinfetantes, impedindo as nossas economias de se desenvolverem; e agora é a guerra com a multidão de refugiados em todo a Europa e com tantas vidas abaladas. Tudo isto mostra que a riqueza, ou a liberdade, sem a honestidade, a solidariedade, o espírito de serviço, são valores que se viram contra o ser humanos e perdem todo o sentido. Estamos num mundo com dinheiro, mas sem valores…
Agostinho Dias
agostinho.dias@reconquista.pt

 

COMENTÁRIOS