Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Jornadas Culturais: Crenças, tradições e identidades em debate

Reconquista - 17/07/2020 - 8:00

“Velhas tradições numa nova normalidade” é o tema da terceira sessão de debates das Jornadas Culturais, agendada para as 15H00 do dia 18 de julho.

Partilhar:

A sessão é presencial, mas é também transmitida online

“Velhas tradições numa nova normalidade” é o tema da terceira sessão de debates das Jornadas Culturais, agendada para as 15H00 do dia 18 de julho, no Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, e que será transmitida também em direto pelos canais digitais do município.

Em comunicado, a Câmara dá conta que nesta sessão, a conversa incidirá sobre manifestações religiosas e os vários aspetos multidisciplinares que as envolvem, debruçando-se em particular sobre a sua influência e impacto nas comunidades locais e nas mais valias deste tipo de celebrações e de que maneira as mesmas se podem adaptar ao contexto atual em que vivemos.

Abordarão o tema as sociólogas Joana Terra da Motta e Maria João Barbosa, o professor António Manuel Silva e o investigador Mário Correia, diretor do centro de música tradicional “Sons da Terra”. A sessão contará ainda com o presidente da Câmara João Manuel Lobo, e ainda Hélder Ferreira, presidente da Progestur, que fará a moderação do debate.

Estas Jornadas Culturais proporcionam um amplo debate e a reflexão sobre a importância cultural, identitária e socioeconómica de tradições portuguesas na comunidade de hoje, utilizando uma abordagem de carácter multidisciplinar.

As Jornadas Culturais - “Festas Velhas? Novos Tempos? é uma iniciativa da Progestur em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Universidade Lusófona, Museu Nacional de Arqueologia e do Centro de Música Tradicional Sons da Terra e das câmaras envolvidas neste projeto (Miranda do Douro, Mogadouro e Proença-a-Nova).

COMENTÁRIOS