Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Karaté: Modalidade mostra o que pode dar aos desportos coletivos

Artur Jorge - 09/05/2022 - 15:51

A Associação de Karaté de Castelo Branco está a desenvolver uma experiência com o futebol de formação do BC Branco para avaliar o que é que a modalidade pode oferecer a outros desportos.

Partilhar:

Jovens escutam a mensagem do Mestre Joaquim Salgueiro. Foto Reconquista

A Associação de Karaté de Castelo Branco está a desenvolver uma experiência com o futebol de formação do Benfica e Castelo Branco, no sentido de avaliar “o que é que a nossa modalidade pode oferecer a outros desportos”. O projeto piloto envolve em primeira instância os infantis do emblema encarnado, que uma vez por semana e durante um mês passam pelo tatami da AKCB e realizam uma sessão específica com o mestre Joaquim Salgueiro.

“Em outros países esta articulação está mais avançada. Entendemos que as competências individuais afetas à nossa modalidade, podem constituir uma mais-valia para os desportos coletivos. Ao nível da concentração, da explosão, da rapidez dos movimentos e da reação. Também da antecipação: perceber o que o outro vai fazer”, explica João Pires. Este responsável da Associação de Karaté refere que “os treinos têm decorrido muito bem e há um feedback motivacional por parte dos jogadores”.

Tiago Carronda, o coordenador do futebol jovem do BC Branco, avalizou a experiência. As duas partes entendem que “podem resultar daqui mais-valias”. Bruno Pereira, treinador dos infantis B, não tem dúvidas: “Positivo vai ser sempre! Questões como espírito de sacrifício, resiliência, concentração, que eles têm menos apuradas, estão muito presentes no karaté”. O técnico fala em “aprendizagens novas” e realça outro aspeto: “o espírito de grupo”.

João Pires frisa que a intenção é aprofundar esta experiência com outros desportos. “Acreditamos, sinceramente, que o karaté reúne características individuais que podem potenciar muito os aspetos coletivos”.

Entretanto, a Associação de Karaté de Castelo Branco prossegue o seu calendário de presença assídua em torneios de âmbito nacional. A última foi domingo, 1 de maio, na Mealhada. Com cinco lugares de pódio.

COMENTÁRIOS