Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Legislativas: PS vence eleições no distrito e segura três deputados

José Furtado/ José Júlio Cruz - 30/01/2022 - 19:00

Socialistas venceram em nove dos 11 concelhos do distrito. Sertã foi o único a mudar de cor. Chega sobe a terceira força.

Partilhar:

Ana Abrunhosa liderou a lista dos socialistas. Foto arquivo Reconquista

O Partido Socialista ganhou as eleições legislativas no distrito de Castelo Branco, mantendo os três deputados eleitos em 2019 e reforçando o número de votos em mais de 7300 em relação às última legislativas.

O PS obteve 47,65 por cento dos votos elegendo Ana Abrunhosa, João Paulo Catarino e Nuno Fazenda, o único dos três que já se encontrava no Parlamento como deputado.

O PSD manteve Cláudia André como deputada mas também ganhou mais de 1500 votos em relação a 2019.

Um dos vencedores da noite é o Chega, que passa de sétima para terceira força política, sendo o terceiro partido mais votado em todos os concelhos do distrito.

O BE perdeu mais de 6200 dos mais de 10300 votos conquistados em 2019, passando para quarta força política.

Entre os partidos que mais perderam estão ainda o CDS e o PAN e a Iniciativa Liberal foi dos que mais cresceu, ultrapassando o CDS e o PAN.

O PS fez a festa na sua sede distrital no largo de São João, em Castelo Branco.

Ana Abrunhosa disse na noite deste domingo que esta é uma vitória do PS e não pessoal, afirmando que este resultado “reforça a vitória do Partido Socialista enquanto equipa no distrito de Castelo Branco”.

A candidata socialista disse que “fizemos uma campanha até ao limite das nossas forças” e que a sua eleição “é para ajudar a fazer a mudança no interior do país”.

A ainda ministra da Coesão Territorial não rejeita voltar a fazer parte do Governo, afirmando que “nunca disse que não aos desafios que são colocados, sobretudo para fazer o que melhor sei fazer, que são pontes”.

Ao nível dos concelhos o PS venceu em Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor, Belmonte, Covilhã, Fundão, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e retirou ao PSD o concelho da Sertã, de onde é natural a cabeça de lista dos sociais-democratas, Cláudia André.

O PSD venceu em Oleiros e Vila de Rei, seus habituais redutos.

A abstenção desceu em relação a 2019, fixando-se nos 42 por cento.

 

Para ver todas as atualizações feitas desde as 8H00 utilize a barra lateral da janela do 24LiveBlog ou o dedo, caso esteja a aceder através de um telemóvel. No topo encontram-se as últimas notícias atualizadas.

 

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Agora é que vai ser!
Grande surto de desenvolvimento se adivinha para o interior.