Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Ganhei peso com o Natal e o Ano Novo?! E agora?!

António Cordeiro - 15/02/2024 - 10:42

 No entanto, é de realçar que os maiores ganhos de peso, não são entre o Natal e o Ano Novo, mas sim entre o Ano Novo e o Natal.

Partilhar:

A época do Natal e do Ano Novo, são também momentos de reunião de família, amigos, colegas e empresas, neste contexto os excessos alimentares acabam por acontecer naturalmente, de forma mais ou menos significativa, seja a comer ou a beber, ou a combinação dos dois. Por isso, não é surpresa que uma grande parte das pessoas espera ganhar algum peso nessa altura do ano. 
No entanto, é de realçar que os maiores ganhos de peso, não são entre o Natal e o Ano Novo, mas sim entre o Ano Novo e o Natal, isto de acordo com alguns trabalhos científicos realizados sobre a temática, e isto é explicado pelos hábitos alimentares pouco equilibrados que as pessoas têm ao longo do ano. 
Também no período Natalício, de acordo com um estudo, as pessoas ganham em média 1.35% do seu peso (cerca de 1.2 kg), havendo vários factores que podem influenciar este ganho de peso (ex: ingestão energética, peso, idade, género, % de gordura, massa muscular, nível de actividade física, etc). Isto não quer dizer que todas as pessoas ganhem este peso nesta altura do ano, porque podemos ter diferentes pessoas a comer o mesmo número de calorias no Natal, e uma pessoa ganha mais peso do que a outra.  Ou seja, se ganhar um pouco mais de peso do que é habitual, quando voltar à sua rotina alimentar e de atividade física habitual, o seu peso voltará também ao normal, sendo isto suportado por vários trabalhos realizados. 
Por outro lado, no Ano Novo, a redução de peso (ter mais uma alimentação mais saudável), a ida para o ginásio ou começar a fazer exercício físico são das resoluções do novo ano mais comuns nas pessoas com peso a mais.
 Há três conselhos que podem ajudar a recuperar o seu peso, e eles são os seguintes: 
1) Aumentar a ingestão de líquidos (ex: chá, infusão, sopa, etc) ao longo do dia, começando logo no pequeno-almoço, bem como aumentar a quantidade de legumes e fruta;   
2) Reduzir a quantidade de gordura na alimentação e realizar um jantar leve; 
3) Diminuir a quantidade de carne, peixe, laticínios, açúcar e moderar o consumo das fontes de hidratos de carbono (ex: pão, massa, batata, etc); 
E em último caso, se ainda assim tiver dificuldade na redução de peso, pode consultar um ou uma nutricionista para ajudar a concretizar o seu objectivo. E cuide bem de si!



Nutricionista - CP:0728N
anto_cordeiro@sapo.pt 

COMENTÁRIOS