Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Leitores: Mais Sociabilidade e Socialização

Bruno Trindade - 14/03/2024 - 8:11

É desde a mais tenra idade que se começa a estabelecer a construção das relações sociais. Por esse motivo é importante trabalhar e desenvolver a comunicação desde a infância.

Partilhar:

 

Hoje em dia falar-se muito sobre a saúde mental e sua importância, mas não se deve esquecer a importância da Saúde Social - Sociabilidade e Socialização. O princípio máximo para a nossa evolução como seres humanos incidiu nas relações e nas ligações e conexões humanas. Cuidar mais da Socialização, desde criança ao envelhecimento, deveria ser a máxima terapêutica para assegurar o futuro de uma humanidade saudável.

A sociedade defronta-se, todos os dias, com novos desafios.

Deixa-se engolir por tendências, nunca houve tanta preocupação em "trabalhar" o corpo e a mente. No entanto, aumentam as neuroses e as fobias, cada vez há mais queixas de pessoas que se sentem "vazias" e com "neuras", sem saberem a sua origem. Recorre-se a várias terapias...mas que sucesso revelam essas "terapias"?

Com a inteligência artificial a instalar-se a passos largos, que futuro espera à nossa sociedade? Que mudanças? Que consequências?

O telemóvel, esse “Brinquedo distractor e influenciador” que a sociedade já não dispensa, será que tornou as pessoas mais sociáveis e aumentou as relações sociais?

A prioridade à conexão virtual – o "consumismo" passivo tecnológico –, em detrimento das interações pessoais, tornou a sociedade mais dependente e menos consciente de que mais comunicação não corresponde, necessariamente, a mais socialização. É necessário dizer não, é essencial a companhia, gerar relações, criar memórias e histórias, valorizar o poder do “abraço”, para melhor nos conhecermos. As capacidades do ser humano não têm fronteiras, mas quanto mais isolado, menos recursos terá para aproveitar as ferramentas de construção e interligação social inatas que possui. Na essência dos relacionamentos está intrínseca a “alma” e o “pensamento” humanos, quando faltam estas “ferramentas” o desenvolvimento equilibrado do ser humano pode estar comprometido. Para o seu bem-estar físico, cognitivo e afetivo é, cada vez mais importante, a Socialização da Saúde.

É desde a mais tenra idade que se começa a estabelecer a construção das relações sociais. Por esse motivo é importante trabalhar e desenvolver a comunicação desde a infância, aproveitando o “BRINCAR”, algo que as crianças fazem naturalmente, para trabalhar os sentimentos, uma vez que as relações de amizade têm uma extrema importância nesta fase. Ensinar a “brincar melhor para crescer ainda melhor” é um dos objetivos dos profissionais qualificados na área da Animação Socioeducativa.

As instituições sociais, responsáveis quer pela formação quer pelo bem-estar das pessoas, deveriam contemplar o trabalho destes profissionais e a sua importância para a sociedade voltar a compreender o papel da socialização na evolução equilibrada do ser humano.

 

btrindade30@hotmail.com

COMENTÁRIOS