Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Memórias: O BC Branco de 1989/90 que conquistou um lugar na Liga de Honra

Artur Jorge - 07/02/2019 - 16:30

Miguel Quaresma e o saudoso Félix Mourinho, pai do Special One, conduziram o BC Branco à participação na 1.ª edição da Liga de Honra, a atual 2.ª Liga. Com repescagem pelo meio.

Partilhar:

Um onze do BC Branco em 1989/90 tirada no Estádio Comendador Henrique Amorim em Santa Maria de Lamas: (em baixo, esq. para dir.) Luís Filipe, Russiano, Craveiro, Quim Manuel e Amadeu. (Em cima, mesma ordem) Chico Lopes, Peres, Rui Melo, Dito, Vitor Alves e César Vaz

Já lá vão quase três décadas. Em 1989/90 o Benfica e Castelo Branco disputou a 2.ª divisão nacional (Zona Centro), depois de ter subida da terceira na época anterior, com Miguel Quaresma ao leme e… Jorge Jesus nas partidas cruciais!

Foi uma época positiva dos encarnados e que terminou com o apuramento, via repescagem, para a primeira edição da Liga de Honra, a atual 2.ª Liga. Os encarnados classificaram-se em 7.º lugar e como o número inicialmente de 18 equipas (seis de cada zona, Norte, Centro e Sul) foi alargado para 20, coube-lhe ser um dos dois melhores 7.ºs classificados.

Iniciou a época com Miguel Quaresma ao leme e o professor José Felgueiras como adjunto. Em março, numa posição aquém do expetável (12.º lugar), saiu o fiel escudeiro de JJ e entrou o saudoso (já falecido) Félix Mourinho, pai do Special One. Quaresma fez 18 pontos em 21 jogos e Mourinho 17 pontos em 13 jogos.

Vitor Alves era o guarda-redes (Caio, pai de André, atual titular das redes encarnadas; e Zé Tó eram os suplentes); a defesa com Amadeu, Quim Manuel, César Vaz, Rui Melo, Fernando Marques, Vieira e Ramalho; o meio campo com Peres, Luís Filipe, Cobra, Craveiro, Chico Lopes, Russiano e Marioni; o ataque com o goleador Dito, Jorge Humberto, Celestino, Tozé e Renato. Integravam também o grupo os ex-juniores João Laia, Rui Martinho, Paulo Silvestre, Carrilho; e o avançado Tó Manuel.

O campeão da Zona Centro foi o Salgueiros, treinado por Zoran Filipovic. Subiram também e por esta ordem classificativa Sporting de Espinho (de Amândio Barreiras), União de Leiria (de Eurico Gomes), Académica (de José Alberto Costa), Académico de Viseu (de Álvaro Carolino) e Recreio de Águeda (de José Rachão).

Nesta temporada o Sporting da Covilhã (de António Fidalgo e posteriormente Vieira Nunes) desiludiu com um 9.º lugar. Em 8.º ficou o Mirense, onde despontava um jovem chamado Kikas que se viria a radicar até hoje em Castelo Branco, pai do avançado Kikas que está no Belenenses SAD.

COMENTÁRIOS