Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

MultiOpticas promove rastreios nas aldeias da raia

Reconquista - 26/05/2022 - 16:58

CONTEÚDO PATROCINADO A MultiOpticas andou por várias aldeias do concelho de Penamacor para a realização de exames visuais gratuitos

Partilhar:

A MultiOpticas andou por várias aldeias do concelho de Penamacor para a realização de exames visuais gratuitos no âmbito do Mês da Sensibilização para a Miopia. A unidade móvel de rastreios visuais começou a sua viagem em Aldeia de João Pires, prosseguindo em Aldeia do Bispo e terminando o roteiro em Águas, todas elas pertencentes à mesma união de freguesias.

Em parceria com as entidades locais, a empresa convocou vários moradores destas aldeias, sobretudo seniores, para a realização de rastreios com uma equipa de optometristas credenciados.

A responsável pelas iniciativas de Responsabilidade Social do grupo GrandVision, Ana Portugal, diz que este trabalho com as comunidades começou há cerca de uma década com o desenvolvimento de projetos em Portugal mas também nos países de língua oficial portuguesa. Exemplo disso é o trabalho feito em Moçambique ao longo de 11 dias de missão.

Sobre esta aproximação à população do interior do país, Ana Portugal considera que “é um trabalho extremamente importante, porque é a oportunidade que a marca tem de devolver à comunidade o facto de ela fazer de nós a marca que somos hoje”.

No caso desta ajuda à população mais idosa a primeira constatação é que muitas pessoas “têm noção que veem mal mas não têm noção de quanto”. Nestas aldeias do concelho de Penamacor, como em outras localidades visitadas anteriormente, os técnicos da MultiOpticas ajudaram a detetar problemas como cataratas, aconselhando as pessoas a recorrerem a um oftalmologista sempre que tal se revelar necessário.

No âmbito destes rastreios, a marca oferece óculos a quem deles necessita, numa ação que conjuga solidariedade com o conceito de economia circular. Ana Portugal explica que os óculos resultam de campanhas de recolha de óculos usados junto dos clientes das óticas do grupo, que são recuperados e reequipados com lentes novas, adaptadas às necessidades dos novos utilizadores. Algumas destas armações são de grandes marcas e com esta ação “conseguimos responder de imediato às necessidades das populações e pessoas que simplesmente não tinham óculo nós oferecemos”.

No ano passado a MultiOpticas assinalou no Sabugal o Dia Mundial da Literacia, escolhendo a freguesia do Casteleiro “por ser dos sítios do país com das maiores taxas de analfabetismo”. No próximo mês estará no Funchal a fazer rastreios visuais e a oferecer computadores e eletrodomésticos numa das zona mais necessidades da capital madeirense.

“Nós por norma trabalhamos sempre com os mais novos mas ultimamente temos detetado muitas dificuldades nos mais seniores que não podemos deixar de acompanhar”, diz Ana Portugal.

COMENTÁRIOS