Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Museus: Dias internacional com atividades em Castelo Branco

Reconquista - 17/05/2021 - 17:23

ATUALIZADA Inaugurações em Alcains e Castelo Branco assinalam o Dia Internacional dos Museus.

Partilhar:

Museu do Canteiro recebe uma das exposições. Foto arquivo Reconquista

A Câmara Municipal de Castelo Branco assinala o Dia Internacional dos Museus com a inauguração esta terça-feira de exposições nos museus do Canteiro e Tavares Proença Júnior e atividades ao longo do dia no Museu Cargaleiro.

O Museu do Canteiro em Alcains recebe até 5 de julho as fotografias de Pedro Inácio na exposição “As Águas Correm do Passado para o Presente”, que é inaugurada pelas 16H30.

Na mesma tarde, pelas 18H00, é inaugurada no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior a exposição de fotografia de Artur Domingos Ribeiro “Luz de Outro Tempo”

Esta exposição será renovada a cada quatro semanas “com núcleos fotográficos que darão uma perspetiva alargada deste espólio”, diz o município em comunicado.

O Museu Cargaleiro associa-se à celebração do Dia Internacional dos Museus, tendo para tal preparado uma programação em torno do tema: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Do programa faz parte uma visita orientada, às 18H00, mas dado que tem um limite máximo de 20 participantes, é necessária marcação prévia, seguindo-se, às 19H00, um momento musical pelos alunos da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco.

“A transição digital nos museus é um dos imperativos desta década. Reimaginar o museu é também imaginar tudo aquilo que cada visitante pode encontrar nele. Ao longo do dia, o visitante pode interagir com o museu partilhando um registo fotográfico, um desenho ou uma reflexão da obra da coleção da fundação que mais apreciou”, explica o Museu Cargaleiro em comunicado, acrescentando que “vão ainda ficar disponíveis na exposição códigos QR, com informação detalhada das obras, registos fotográficos e outras curiosidades partilhadas pelo artista”.

Reitera ainda que “num mundo marcado pela crise pandémica, e após um longo período de afastamento físico do convívio com os espaços dos museus, é necessário refletir a relevância destas instituições para a vida em sociedade, reafirmando a sua missão de construtores de um futuro justo e sustentável, reforçando a imagem do museu como espaço de exposição, de estudo e conservação”.

Para o mesmo dia, o Serviço Educativo vai dinamizar a atividade Estend´Arte, na praça Manuel Cargaleiro, destinada ao público escolar, com destaque para práticas relacionadas com o desenvolvimento sustentável e com novos desafios ambientais, sendo igualmente necessária marcação prévia, dado o limite de 12 participantes por cada grupo escolar.

Ao longo do dia, nas redes sociais, serão disponibilizados conteúdos em torno do Museu e do artista que lhe dá nome, o mestre Manuel Cargaleiro.

O Dia Internacional dos Museus está também a ser assinalado em Vila de Rei com a exposição “Seculo XIX: memórias e costumes”, patente até meio de setembro.

Nesta exposição “vão estar diversas peças do espólio do Museu Municipal, recentemente recuperadas e restauradas durante o tempo em que o museu se encontrou encerrado ao público devido à pandemia. A grande maioria das peças é datada do sec. XIX e mostra alguns dos usos, costumes e vestuário da época”, diz o município.

 

Notícia atualizada com as atividades no Museu Cargaleiro

COMENTÁRIOS