Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Ensino: Novo calendário escolar está definido

João Carrega - 03/02/2021 - 16:59

Direção Geral divulgou o calendário escolar, o qual será alvo de despacho, “permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva”, provocada pela pandemia.

Partilhar:

A Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST) divulgou o calendário escolar, o qual será alvo de despacho, “permitindo recuperar os 11 dias úteis da atual pausa letiva”, provocada pela pandemia de Covid-19.

Assim, prevêem-se os seguintes ajustes: Supressão da pausa letiva de Carnaval, prevista de 15 a 17 de fevereiro; Alteração na pausa letiva da Páscoa, que passa a ter início no dia 29 de março e a terminar a 1 de abril; e a alteração das datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade.

Diz a DGEST que tanto a alteração do calendário escolar, como o calendário final de provas e exames serão divulgados até ao dia 12 de fevereiro.

No mesmo documento a que tivemos acesso, “a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares aborda também a questão do ensino a distância. Nesse sentido, estipula “que, não obstante o cumprimento da grelha de horas letivas semanais, deverá haver um equilíbrio entre atividades síncronas e assíncronas que proporcione tempos de atenção dispensada em ecrã e tempos de trabalho assíncrono, em função dos diferentes níveis de ensino e das condições específicas de cada turma”.

A própria Direção Geral de Educação considera, num outro documento enviado às escolas, que a gestão dos momentos síncronos e assíncronos deve acautelar diferentes aspetos, como “o tempo de atenção dos alunos e a fadiga de ecrã, variável em função das idades, estilos de aprendizagem e ritmos de diferentes turmas; A diversificação de metodologias ao longo de cada aula, estimulando-se a atenção, o trabalho individual e em pares e acautelando-se a o excessivo recurso a métodos unidirecionais, seguindo-se as sugestões da UNESCO sobre a duração das unidades com base na capacidade dos alunos; O acompanhamento efetivo dos alunos nas aprendizagens desenvolvidas ao longo de cada semana. E uma constante monitorização pelas estruturas das escolas da eficácia das opções tomadas para a maximização das aprendizagens dos alunos”.

COMENTÁRIOS