A ordenação presbiteral de Gonçalo Gomes tem lugar NO sábado, dia 20 de junho, na Sé de Castelo Branco. A celebração está agendada para as 15H30. No dia seguinte, domingo 21 de junho, terá lugar a missa nova na igreja de São Silvestre, em Escalos de Baixo, pelas 16H00. Lembre-se que o então seminarista Gonçalo Gomes foi ordenado diácono também num sábado, a 22 de novembro de 2025 na Sé de Portalegre, naquela que foi a primeira ordenação presidida pelo novo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Pedro Fernandes. Natural de Escalos de Baixo, no concelho de Castelo Branco, Gonçalo Gomes cumpria assim mais uma etapa no caminho para o sacerdócio, depois de em março desse mesmo ano ter sido instituído como acólito, na eucaristia de encerramento da Jornada Diocesana de Liturgia que coincidiu com a celebração do Dia Diocesano dos Acólitos. Gonçalo Gomes cumpriu o rito de admissão às ordens sacras a 7 de janeiro de 2023, na igreja de Santo António, em Portalegre, e a 20 de abril de 2024 foi instituído leitor, na igreja de São Vicente, em Abrantes. As Ordens Sacras destinam-se a quem aspira ser padre e têm várias fases, começando pela instituição como leitor, acólito, diácono e sacerdote.