Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Parque do Barrocal já abriu

João Carrega - 07/11/2020 - 16:15

O parque do Barrocal, em Castelo Branco, abriu as portas ao público este sábado. A entrada é gratuita.

Partilhar:

O Parque do Barrocal tem entrada gratuita e abriu ao público este sábado. Foto: João Carrega

O Parque do Barrocal abriu as suas portas ao público este sábado. Com  entrada gratuita, aquele espaço integra o Geopark Naturtejo, e já mereceu nota positiva da rede Mundial de Geoparques, sendo um investimento da Câmara de Castelo Branco.

Apresenta percursos bem definidos, com passadiços, quatro miradouros (Picota, S. Martinho, Mércoles/Campina, e Águias), observatório de aves, espaços para crianças, dois parques de estacionamento, mobiliário urbano, uma cafetaria e estruturas de ensombramento.

O espaço tem início no passadiço principal que serpenteia uma pequena subida e nos leva ao cimo do Parque. É desse local que se começa a ter uma vista diferente sobre a cidade. Continuamos a caminhada agora em passadiços de madeira, que nos conduzem aos diferentes miradouros. Um deles está ligado por uma ponte suspensa. O modo como os percursos estão definidos, em harmonia com a natureza, convidam ao passeio e levam-nos até um túnel de sombra, ao fim do qual temos um outro miradouro.

Na perspetiva de preservar o espaço e os equipamentos, o parque foi vedado. Tem cinco entradas diferentes, sendo que antes da principal, junto à variante, fica localizado um pequeno parque de estacionamento. Após o portão da entrada principal acede-se ao grande espaço de receção do Parque, constituído por um conjunto de pequenos edifícios modulares.

Os percursos estão feitos de forma a que caminhada seja leve e com pouca dificuldade. Mas quem preferir sair dos trilhos pode fazê-lo e descobrir o resto da área.

Neste parque a autarquia investiu cerca de um milhão de euros, num espaço que constituiu uma forte aposta do anterior autarca Luís Correia.

O projeto, desenvolvido pelo Topiaris, é um dos oito finalistas do prémio mundial World Architecture News Awards, na categoria Urban Landscape. O concurso decorre em Inglaterra e reúne projetos de todo o mundo.

Os vencedores serão conhecidos em novembro, através de uma cerimónia transmitida em canais digitais, de acordo com a própria organização.

No último verão o Parque do Barrocal foi afetado por um incêndio florestal, tendo sido consumido pelas chamas um conjunto de passadiços em madeira e uma área de vegetação.

COMENTÁRIOS