Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Poesia: Novo livro inclui serigrafias inéditas de Siza Vieira

Reconquista - 12/10/2021 - 9:48

Álvaro Siza Vieira assina três serigrafias no livro “Quando a luz do teu corpo me cega” de Gonçalo Salvado.

Partilhar:

Serigrafias foram feitas a partir de desenhos inéditos do arquiteto

Álvaro Siza Vieira assina três serigrafias (numeradas), editadas pelo Centro Português de Serigrafia a partir de desenhos originais de sua autoria, que vão ser reproduzidos no novo livro de poesia de Gonçalo Salvado, intitulado “Quando a luz do teu corpo me cega” e que terá também uma edição especial em braille, com o título “Luminea”.

O traço “depurado e inconfundível” do arquiteto poderá ser apreciada neste livro, através das serigrafias que foram feitas especialmente para este fim.

O livro, edição apoiada pela Câmara de Proença-a-Nova, terá a chancela da RVJ Editores, de Castelo Branco, e a edição em braille será composta por uma seleção de poemas e um desenho de Siza Vieira gravado em relevo, com a colaboração da ACAPO. “Luminea” reunirá poemas de Gonçalo Salvado com o tema da luz no contexto amoroso, recorrente na poesia do autor.

Na Galeria Municipal de Proença-a-Nova estará patente uma mostra dos desenhos de Álvaro Siza Vieira, que ilustram a obra, coincidindo com o primeiro lançamento.

O título “Quando a luz do teu corpo me cega” foi retirado de um poema de Gonçalo Salvado presente no livro Outra Nudez (2014), este ilustrado com desenhos do escultor João Cutileiro, e que resume a arte poética do autor e a filosofia da sua obra.

“Tentarei aproximar-me com os meus desenhos da essencialidade e do grande rigor com que ‘esculpe’ as palavras”, referiu Álvaro Siza Vieira que também assina o cartaz do colóquio “Grava-me como um selo em teu coração porque o amor é forte como a morte” – O Cântico dos Cânticos, Paradigma Universal da Cultura Portuguesa, que vai decorrer na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, em novembro de 2021, na sequência da exposição “Beija-me com os beijos da tua boca – O Cântico dos Cânticos – Exposição Bibliográfica e Iconográfica a partir da Coleção do poeta Gonçalo Salvado.

A convite do poeta albicastrense, Álvaro Siza Vieira debruçar-se-á assim, pela primeira vez, e em estreia mundial, sobre o tema do Cântico dos Cânticos que é, recorde-se, o livro bíblico considerado o mais belo poema de amor e erótico da humanidade.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
Dois poetas, um das palavras outro dos traços/desenhos.