Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Portalegre-Castelo Branco: Diocese presta homenagem a sacerdotes jubilados

Reconquista - 31/03/2021 - 9:00

São homenageados os sacerdotes que fazem 25, 50 e 60 anos de ordenação sacerdotal.

Partilhar:

Homenagem acontece na Sé de Castelo Branco. Foto arquivo Reconquista

Os sacerdotes jubilados da Diocese de Portalegre-Castelo Branco vão ser homenageados a 1 de abril, Quinta-Feira Santa, durante a missa crismal na Sé de Castelo Branco.

O cónego Bonifácio dos Santos Bernardo, o padre Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça e o padre Joaquim Martins Valente cumprem as bodas de ouro, enquanto os padres Adelino Dias Cardoso e José Manuel Marques Cardoso assinalam as bodas de prata.

Serão ainda lembrados o padre Américo Ribeiro Agostinho e o padre Manuel Lopes Nunes, ainda vivos. Também são de recordar o cónego António Lopes e o padre José Bernardino dos Santos António já falecidos. Todos estes foram ordenados padres a 9 de julho de 1961.

A missa crismal está marcada para as 10H00.

 

Quem são os homenageados

Bodas de Prata

Padre Adelino Dias Cardoso

Natural de S. Pedro do Esteval (Proença-a-Nova), onde nasceu a 8 de março de 1969, foi ordenado padre a 8 de dezembro de 1996. Nestes 25 anos já foi pároco de Margem e Gavião, diretor do secretariado diocesano da pastoral da juventude, diretor espiritual do Movimento dos Cursos de Cristandade, e pároco do Rossio ao Sul do Tejo, S. Miguel de Rio Torto, Tramagal e Pego.

Padre José Manuel Marques Cardoso

Natural de Castelo Branco, onde nasceu a 22 de abril de 1969, foi ordenado padre a 7 de julho de 1996. Nestes 25 anos já foi pároco “in solidum” de Ponte de Sor e Longomel, pároco de Constância, Rio de Moinhos e Montalvo, diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Infância e Adolescência, capelão do Mosteiro das Clarissas de Montalvo, e pároco do Ladoeiro, Monforte da Beira, Rosmaninhal, Segura e Zebreira.

Bodas de Ouro

Cónego Bonifácio dos Santos Bernardo

Natural de Monfortinho (Idanha-a-Nova), onde nasceu a 1 de novembro de 1944, foi ordenado padre a 27 de junho de 1971. Nestes 50 anos, já cursou teologia dogmática na Universidade Católica, foi diretor da Escola de Ministérios, pároco de Fortios, Secretário Diocesano da Pastoral e Diretor do Centro de Cultura Católica, Deão do Cabido da Catedral, responsável pelo arquivo diocesano e pela biblioteca do Paço Episcopal e do Seminário Diocesano, pároco de Carreiras e Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico.

Padre Ilídio Alberto Ribeiro Mendonça

Natural de Montes da Senhora (Proença-a-Nova), onde nasceu a 26 de janeiro de 1944, foi ordenado a 3 de agosto de 1971. Nestes 50 anos formou-se em clássicas pela Universidade de Lisboa, foi pároco de Longomel, fez parte da equipa sacerdotal de Ponte de Sor, foi pároco de Santa Margarida da Coutada e Tramagal, foi assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral familiar e é pároco “in solidum” de Alcains, Caféde, Escalos de Baixo, Escalos de Cima, Lardosa, Lousa, Mata, Póvoa de Rio de Moinhos, Tinalhas e Sobral do Campo.

Padre Joaquim Martins Valente

Nascido a 27 de janeiro de 1944, foi ordenado padre ao serviço da Sociedade Missionária do Verbo Divino, a 6 de junho de 1971. Em 2017 entrou ao serviço da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, onde é pároco “in-solidum” na zona pastoral de Nisa, diretor do Secretariado das Missões e das Obras Missionárias pontifícias, pároco de Amieira do Tejo, Arez, Gáfete, Montalvão, Nisa, Santana, S. Matias do Cacheiro, S. Simão de Pé da Serra e Tolosa.

60 anos

Fazem 60 anos de sacerdócio o padre Américo Ribeiro Agostinho e o padre Manuel Lopes Nunes, ainda vivos. Também são de recordar o cónego António Lopes e o padre José Bernardino dos Santos António já falecidos. Todos estes foram ordenados padres a 9 de julho de 1961.

Reconquista apresenta parabéns a todos os jubilados e recorda com saudade os que já partiram.

COMENTÁRIOS