Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Filhós solidárias e apoio aos produtores

Reconquista - 18/12/2020 - 8:00

Apesar das regras mais apertadas, para salvaguarda da saúde pública, os aromas e sabores festivos invadiram a vila e voltam no fim de semana.

 

Partilhar:

Filhós oferecidas a quem está na linha da frente na luta à pandemia

O município de Proença-a-Nova distribuiu domingo, dia 13 de dezembro, 250 filhós pelos operacionais em serviço da GNR, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da GNR, Bombeiros Voluntários, Força Especial de Bombeiros e Centro de Saúde, no âmbito da iniciativa “Filhó Solidária”, promovida durante o Mercado dos Sabores de Natal. O evento animou o Mercado Municipal e volta no próximo fim de semana.

A realização deste evento também visa apoiar os artesãos e produtores locais que se inscreveram neste certame que visa celebrar as tradições desta época festiva e promover os seus produtos. Devido à pandemia da COVID-19, o número de expositores é mais reduzido, mas apresentam um leque variado de artigos e bens alimentares que podem transformar-se em presentes de Natal ou que podem fazer parte da mesa festiva.

“Quem comprar produtos locais está a contribuir para os pequenos produtores e empreendedores e apoiar a economia local”, reitera o município.

Já o projeto Filhó Solidária “nasce do sentimento que todos temos nesta quadra que atravessamos. O Natal convoca-nos para este espírito de partilha, deixando-nos mais despertos para essa condição”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Esta ação, destina-se, “a todos os que desde o início da pandemia, desde março deste ano, têm estado a tratar de todos nós, aquilo que também é o normal em situação sem pandemia, mas que se tornou mais exigente devido a este surto”, sublinha João Lobo, destacando ainda os colaboradores do município que “também estão na linha da frente, ainda que de forma mais invisível”, nomeadamente “os que tratam dos resíduos sólidos urbanos todos os dias e o piquete das águas que não pode falhar”.

O gesto simbólico vai ser alargado ainda ao Banco Solidário e à Cáritas que irão distribuir filhós pelas famílias que acompanham. Juntaram-se à iniciativa algumas associações do concelho que vão confecionar este doce típico do Natal proencense e amplificar este gesto de partilha. A autarquia ofereceu os ingredientes, totalizando até ao momento 100 quilos de farinha, 100 litros de óleo e 50 quilos de açúcar. Os ovos foram oferta da Rica Granja.

No próximo fim de semana, a 19 e 20 de dezembro, a iniciativa irá continuar no Mercado Municipal com a venda da filhó solidária, em que o valor angariado reverterá na totalidade para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, que está a realizar uma campanha solidária para a recolha de fundos para aquisição e reparação de viaturas.

Recorde-se que o Mercado dos Sabores de Natal decorrerá entre as 10H00 e as 19H00 no sábado e entre as 10H00 e as 16H00 no domingo, não faltando ao evento o Pai Natal com a companhia do Balão Mágico, a magia do palhaço Mário Faísca, a arruada com Fábio Farinha ou o espetáculo Tradições de Natal, uma das Rotas de Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, encenada pelo grupo Váatão.

COMENTÁRIOS